A japonesa Haruka Funakubo levou a melhor na disputa com Rafaela Silva pela medalha de bronze na categoria até 57kg no judô. A brasileira recebeu três punições durante a luta e foi desclassificada.
Na luta que valia medalha, a brasileira fez um confronto bastante duro e físico contra a atleta do Japão. No golden score, com mais de cinco minutos de prorrogação, as duas judocas estavam com dois shidos. Mas em uma punição para a brasileira, a medalha acabou ficando com a adversária.
A brasileira conquistou o ouro olímpico nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016.
— É muito dificil. Eu queria a medalha, eu trabalhei muito por essa medalha. Queria dar outra entrevista, mas eu peço desculpas pois hoje eu não consegui. A gente se conhece muito, estou nessa categoria desde 2008. A medalha ficou no detalhe. Infelizmente, acabei falhando hoje e deixo aqui sem conseguir levar a minha. Eu sei que tinha condições de chegar nessa final — disse à TV Globo após o confronto.
Favorita ao ouro, a brasileira parou apenas nas semifinais ao ser derrotada pela sul-coreana Mimi Huh na semifinal. Antes, na estreia, bateu Maysa Paradayeva, do Turcomenistão. Ela demorou apenas 1min47s para imobilizar a adversária. Nas quartas, levou a melhor contra Eteri Liparteliani, da Geórgia, com dois wazaris.