Como era de se esperar, a seleção brasileira feminina de vôlei não teve dificuldades em sua estreia nos Jogos Olímpicos de Paris. Jogando contra a equipe mais fraca do grupo, Quênia, o time de José Roberto Guimarães fez 3 sets a 0 nas africanas (parciais de 25/14, 25/13 e 25/11).
O Brasil volta à quadra na próxima quinta-feira (1º), às 8h (horário de Brasília), contra o Japão. Na primeira rodada, as japonesas perderam para a Polônia por 3 sets a 1. As asiáticas eliminaram as brasileiras da Liga das Nações na competição anterior à Olimpíada.
— Conversamos bastante sobre esse primeiro jogo. Nosso grande foco era pensar no nosso foco. Fiquei feliz em ver a postura do time. Crescer a cada partida e, principalmente, na nossa agressividade. Estamos engasgadas com elas (japonesas). Queremos fazer um jogo diferente dessa vez — disse Gabi, capitã da equipe após a vitória.
O confronto contra Quênia durou 1h04min. O set em que o Brasil mais teve trabalho foi o primeiro, quando as africanas conseguiram se manter próximas no placar. Depois, chocolate brasileiro. As parciais seguintes foram mais tranquilas, com a equipe de José Roberto Guimarães se soltando e jogando com a qualidade já tradicional.
As maiores pontuadoras brasileiras na partida foram Rosamaria e Carolana, ambas com 13 pontos.