Os japoneses vêm se tornando uma pedra no sapato dos brasileiros. Até então, os embates diretos já tiraram algumas medalhas do país sul-americano. De esportes coletivos a individuais já foram mais de 10 embates.
O primeiro tropeço veio na final do judô masculino, na categoria de 66kg, quando Willian Lima acabou perdendo para Hifumi Abe, e ficando com a prata. Ainda no judô, desta vez no feminino, nos 57kg, um novo embate direto com o Japão. Rafaela Silva disputava o bronze com Haruka Funakubo, quando recebeu três punições, foi desclassificada e ficou fora do pódio.
Ainda no judô, mais duas derrotas: a brasileira Natasha Ferreira foi eliminada pela japonesa Natsumi Tsunoda na primeira fase, na categoria até 48kg. Enquanto Michel Augusto se despediu da competição ao tropeçar para Ryuju Nagayama nas oitavas de final da categoria até 60kg.
O skate street também teve duelos entre brasileiros e japoneses. No feminino, Rayssa Leal ficou com o bronze, atrás de Coco Yoshikawa e Liz Akama, representantes do país oriental. Enquanto, no masculino, Kevin Hoefler sequer ficou no pódio. O brasileiro terminou em sexto, enquanto o japonês Yuto Horigome garantiu o bicampeonato olímpico.
Ainda nos esportes individuais, o brasileiro Ygor Coelho estreou com derrota para o japonês Kodai Naraoka, o número cinco do ranking mundial. O último tropeço nos confrontos individuais veio no surfe masculino. Filipe Toledo buscava a classificação às quartas de final, mas acabou derrotado pelo japonês Reo Inaba.
Por fim, nos esportes coletivos também foram registradas duas derrotas. No futebol feminino, o Brasil perdeu por 2 a 1, de virada, no último domingo (28). Enquanto, no rugby de 7, o tropeço foi por 39 a 12, nesta segunda-feira (29).
Até então, são três vitórias brasileiras em 13 confrontos: no vôlei de praia, com Carol Solberg e Bárbara Seixas; no tiro com arco, com Marcus D'Almeida; e no surfe masculino, com Gabriel Medina.
Brasil x Japão em Paris 2024
Derrotas brasileiras
- Judô masculino (final): Willian Lima x Hifumi Abe
- Judô feminino (disputa do bronze): Rafaela Silva x Haruka Funakubo
- Judô feminino (primeira rodada): Natasha Ferreira x Natsumi Tsunoda
- Judô masculino (oitavas de final): Michel Augusto x Ryuju Nagayama
- Skate street (final): Coco Yoshikawa (ouro); Liz Akama (prata) e Rayssa Leal (bronze)
- Skate street (final): Yuto Horigome (ouro) e Kevin Hoefler (6º)
- Rugby de 7 (fase de grupos): Japão 39x12 Brasil
- Futebol feminino (fase de grupos): Japão 2x1 Brasil
- Surfe masculino (terceira rodada): Reo Inaba 6.0 x 2.46 Filipe Toledo
- Badminton masculino: Kodai Naraoka 2x0 Ygor Coelho
Vitórias brasileiras
- Vôlei de praia feminino: Carol/Bárbara 2x0 Akiko/Ishii
- Tiro com arco (segunda fase): Fumiya Saito 1x7 Marcus D'Almeida
- Surfe masculino (oitavas): Gabriel Medina 17.04 x 7.04 Kanoa Igarashi