Willian Lima perdeu a final para o japonês Abe Hifume na categoria até 66 quilos do judô, mas garantiu a medalha de prata. O paulista, de 24 anos, tornou-se o primeiro judoca brasileiro masculino a atingir uma final olímpica desde Sydney 2000 e assegurou o primeiro pódio nacional na capital francesa.
O judoca brasileiro se destacou no cenário nacional e internacional com uma série de conquistas nos últimos anos. Em 2021, o atleta conquistou o ouro no Pan-Americano de Judô em Guadalajara e, no ano seguinte, foi campeão na equipe mista do Pan de Lima. Em 2023, ele obteve o bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santiago.
Trajetória até a medalha
Aos 24 anos, Willian estreou no torneio vencendo Sardor Nurillaev, do Uzabequistão neste domingo. O brasileiro precisou de 3 minutos e 53 segundos para encerrar o combate. Depois, nas oitavas, eliminou Serdar Rahiminov, do Turcomenistão, após seu adversário receber três shidôs (punições).
Nas quartas, foi a vez de encarar Baskhuu Yondonperenlei, da Mongólia. Após uma pausa para o adversário enfaixar a cabeça, Willian Lima emplacou um yoko-guruma e conseguiu um waza-ari. Já na semi, contra Gusman Kyrgyzbayev, do Cazaquistão, venceu no golden score, garantindo a primeira medalha para o Brasil em Paris.