A primeira medalha olímpica para o Brasil nas Olimpíadas de Paris veio do judô. Na categoria até 66kg, Willian Lima bateu Gusman Kyrgyzbayev, do Cazaquistão, avançou para a final e garantiu a primeira medalha brasileira nos Jogos de 2024: ou ouro ou prata.
Aos 24 anos, Willian estreou no torneio neste domingo vencendo Sardor Nurillaev, do Uzabequistão. O brasileiro precisou de 3 minutos e 53 segundos para encerrar o combate. Depois, nas oitavas, eliminou Serdar Rahiminov, do Turcomenistão, após seu adversário receber três shidôs (punições).
Nas quartas, foi a vez de encarar Baskhuu Yondonperenlei, da Mongólia. Após uma pausa para o adversário enfaixar a cabeça, Willian Lima emplacou um yoko-guruma e conseguiu um waza-ari. Já na semi, contra Gusman Kyrgyzbayev, do Cazaquistão, venceu no golden score. Na decisão, ele vai encarar o japonês Hifumi Abe.
Esse é o 25º pódio do Brasil no judô, o esporte que mais deu medalhas para o país na história das Olimpíadas.
Quem é Willian Lima?
Willian se destacou no cenário nacional e internacional com uma série de conquistas nos últimos anos. Em 2021, o atleta conquistou o ouro no Campeonato Pan-Americano de Judô em Guadalajara e, no ano seguinte, foi campeão na equipe mista do Pan de Lima. Em 2023, ele obteve o bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santiago.