O Brasil garantiu sua primeira medalha nos Jogos Olímpicos de Paris neste domingo (28), com o judoca Willian Lima. Na final da categoria de 66 kg do judô, o brasileiro enfrentou o japonês Abe Hifumi e conquistou a medalha de prata na categoria. Ele entra para a história como 25º medalhista do judô em Jogos Olímpicos.
Natural de Mogi das Cruzes (SP), Lima tem 24 anos, mesmo período em que o Brasil ficou fora de uma final de judô masculino em Olimpíadas. Mas essa não é a primeira vez que ele conquista medalhas para o país em competições internacionais. Na sua bagagem, ele traz medalhas de prata e bronze dos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023. Além dessas, o judoca também ganhou o primeiro lugar no Mundial Sub-21, em 2019.
Ele faz parte do clube Pinheiros (SP), onde tem como treinador seu ídolo e também medalhista olímpico (bronze em Atenas 2004 e Pequim 2008), Leandro Guilheiro. Além de judoca medalhista olímpico, Lima também é sargento da Marinha.
Quando criança, ele queria ser nadador, mas trocou as piscinas pelo tatame por não ter idade nem altura à época para entrar na escolinha. O objetivo inicial, era ficar no judô até ter os requisitos necessários para a natação, mas permaneceu no esporte.
Em seu tempo livre, o primeiro medalhista brasileiro dos Jogos Olímpicos de Paris gosta de passar o tempo com a família, lendo ou tocando violão. Willian Lima é casado com Maria Julia e é pai de Dom Lima, de nove meses.