A Champions League e o Brasil têm uma ligação especial. Diversos jogadores brasileiros já estiveram em campo pela principal competição de clubes da Europa, e alguns já foram decisivos em partidas importantes. Nos jogos de ida das quartas de final da atual edição do torneio, sete representantes do nosso país estiveram em campo e dois deles brilharam.
O único confronto entre brasileiros foi entre Atlético de Madrid e Borussia Dortmund. Nos outros três, o Brasil esteve representado e foi decisivo para o resultado final. Na vitória do Barcelona contra o PSG, por 3 a 2, Raphinha teve noite de gala na França. O "guri da Restinga" marcou seus dois primeiros gols na Champions League e justamente em um duelo tão importante para o Barça.
Do lado francês, dois brasileiros estiveram em campo e no sistema defensivo. Marquinhos retornou de lesão e jogou como lateral-direito, mas sem aparecer muito no ataque. O jovem Beraldo também foi titular e jogou como zagueiro pela esquerda. Nenhum dos dois comprometeu diretamente, mas ambos tiveram dificuldades de parar o ataque do Barcelona.
Em Real Madrid x Manchester City, mais dois brasileiros jogaram. O ataque dos espanhóis foi formado por Vini Jr. e Rodrygo. O primeiro incomodou a defesa adversária e deu duas assistências. O segundo foi autor de um dos gols no empate em 3 a 3, no Santiago Bernabéu. Os ingleses não tiveram nenhum representante do Brasil, porque o goleiro Ederson está lesionado.
Por fim, em Arsenal x Bayern de Munique, foram três brasileiros em campo pelo lado dos Gunners. O empate em 2 a 2 teve participação decisiva do zagueiro Gabriel Magalhães, que errou na saída de bola do primeiro gol marcado pelos alemães. Gabriel Martinelli começou jogando, mas não foi bem. Na segunda etapa, Gabriel Jesus entrou e deu assistência para Trossard marcar o gol de empate da equipe inglesa.
Na próxima semana, os confrontos de volta ocorrem e os brasileiros devem aparecer novamente de maneira decisiva. As partidas serão na terça (16) e quarta (17), a partir das 16h.