Uma das defesas mais sólidas da Champions League quase colocou tudo a perder nesta quarta-feira (10), em Madri, na Espanha. O Atlético de Madrid contou com o Cívitas Metropolitano lotado para apoiar a equipe e o resultado foi positivo: vitória por 2 a 1 contra o Borussia Dortmund. Rodrigo de Paul e Samuel Lino aproveitaram erros defensivos para dar boa vantagem ao clube espanhol.
Mesmo assim, Haller marcou no final e manteve os alemães vivos. O jogo da volta será na terça-feira (16), no Signal Iduna Park, em Dortmund, na Alemanha. Os colchoneros jogam por qualquer empate e podem ser derrotados por até um gol de diferença, que o confronto vai para o tempo extra. O Borussia precisa vencer por dois ou mais gols para se classificar.
Erros quase custam a vida na Champions
Aos quatro minutos, o Dortmund teve um erro fatal na saída de bola. Kobel deu um passe na fogueira para Maatsen, que não conseguiu dominar, e a bola sobrou na medida para De Paul abrir o placar em Madri. Dois minutos depois, o Atlético quase fez o segundo, mas o goleiro se redimiu com uma ótima defesa. A bola foi levantada na área e Witsel desviou de calcanhar, mas parou no suíço.
A equipe espanhola seguiu com mais intensidade no primeiro tempo, enquanto os alemães tinham dificuldade de chegar com perigo ao ataque. Reflexo disso foi o segundo gol do Atlético de Madrid, aos 31 minutos. Em mais um vacilo da defesa alemã, a bola ficou com os donos da casa na entrada da área, Griezmann recebeu e deu um passe primoroso para Samuel Lino ficar cara a cara com Kobel. O brasileiro teve tranquilidade para dominar e deslocar o goleiro.
A primeira boa chance do Borussia foi apenas aos 42 minutos, em uma finalização de fora da área de Maatsen, que parou na defesa de Oblak. Fora isso, o Atlético de Madrid conseguiu dominar a maior parte das ações ofensivas até o intervalo.
Isso seguiu na segunda etapa, visto que faltava criatividade do meio de campo do Borussia. O Atlético chegou a ter algumas oportunidades de ampliar, mas faltou capricho na hora de concluir. A grande chance foi novamente nos pés de Lino, que completou cruzamento de Griezmann, mas parou em Kobel.
O Dortmund conseguiu reagir aos 36 minutos. Brandt achou Haller na área, o atacante aproveitou o corte errado do zagueiro e finalizou com firmeza, sem chances para Oblak. Na sequência, quase que a defesa da equipe alemã comete mais um erro crucial. Hummels perdeu a bola na entrada da área e Griezmann ia marcar, mas o defensor conseguiu bloquear o chute.
O empate do Borussia quase veio com um jovem talento. Bynoe-Gittens, de 19 anos, arriscou chute de fora da área, a bola desviou na defesa e foi no travessão. No entanto, a reação parou por aí. Apesar do resultado negativo, a equipe alemã vai ter o apoio da sua torcida na partida de volta.