Em um duelo no qual se esperava destaque de Mbappé e Lewandowski, os protagonistas foram outros. Na vitória de 3 a 2 do Barcelona contra o PSG, em pleno Parque dos Príncipes, em Paris, o herói foi o brasileiro Raphinha, com dois gols marcados. Do outro lado, Dembélé se destacou com um gol e boas chances criadas.
O jogo da volta ocorre na próxima terça-feira (16), no Estádio Olímpico Lluís Companys, em Barcelona, na Espanha. Os catalães têm a vantagem do empate. Os franceses precisam vencer por dois ou mais gols de diferença para se classificarem. Qualquer triunfo do PSG por um gol, a decisão vai à prorrogação.
Coadjuvantes se tornam protagonistas
Nos 15 minutos iniciais, o duelo foi estudado, com o PSG apostando em jogadas pelas pontas e arriscando finalizações despretensiosas. O Barça, por outro lado, buscava encaixar um contra-ataque, mas não achou nenhuma brecha.
A primeira grande chance foi aos 20 minutos, justamente após uma boa arrancada de Raphinha, que tentou a finalização e a bola foi para escanteio. Na cobrança, Lewandowski ganhou no alto e desviou para o gol, mas Nuno Mendes salvou em cima da linha.
Após a primeira boa chegada, Raphinha apareceu bem novamente para o Barça. Ele veio para o meio e arriscou um chute rasteiro, mas Donnarumma fez boa defesa. A resposta do PSG veio aos 27, com uma boa triangulação entre Lee Kang-in e Mbappé. O francês deixou o sul-coreano em boa posição para finalização, mas parou em Ter Stegen.
No entanto, aos 36 minutos, a terceira tentativa de Raphinha deu certo. Lamine Yamal tentou cruzamento no meio da área e Donnarumma saiu desajeitado para afastar. A bola sobrou nos pés do brasileiro, que finalizou com precisão no ângulo. Esse foi o primeiro gol de Raphinha na Champions League.
Na segunda etapa, entretanto, o PSG voltou com outra mentalidade. Com menos de três minutos, Dembelé recebeu a bola na área, fintou o marcador e soltou pancada indefensável para Ter Stegen. A virada veio dois minutos depois com uma bela jogada dos meias da equipe francesa. Fabián Ruiz conectou belo passe para Vitinha, que deslocou o goleiro do Barça.
O terceiro quase saiu com Barcola, que entrou no intervalo e ajudou na mudança do PSG. Ele finalizou com força, Ter Stegen defendeu, mas a bola ainda bateu na trave. Aos 17 minutos, Xavi promoveu algumas mudanças e uma delas foi a entrada de Pedri. O jovem espanhol recebeu a bola no meio de campo e deu uma bela assistência para Raphinha chegar batendo de primeira, marcando um golaço para empatar.
Precisando de um bom resultado em casa, o PSG foi para cima. Em mais uma boa jogada de Barcola, ele ia fazer o gol, mas Ronald Araújo chegou na hora certa para evitar a finalização. Outra boa chance foi de Dembélé, que recebeu passe na área, carregou e chutou colocado, mas a bola bateu trave e saiu pela linha de fundo.
No momento que menos se esperava, o Barça conseguiu o terceiro gol. Em escanteio cobrado, Christensen subiu mais alto que todos e cabeceou para o fundo do gol. O PSG ainda buscou o empate, mas parou na defesa catalã, que conseguiu levar um ótimo resultado para Barcelona.