Em breve, o calendário de jogos do futebol brasileiro será interrompido pela data Fifa. Entre 11 e 21 de junho, as seleções disputam amistosos pelo mundo e os clubes terão alguns dias de recesso. É neste período de 11 dias que o Inter planeja intensificar a preparação física e, principalmente, viabilizar a recuperação de dois jogadores considerados importantes: os volantes Gabriel e Aránguiz. A expectativa é de que ambos possam voltar a campo logo após esta pausa, ainda no final de junho.
Em relação a Gabriel, que teve uma ruptura dos ligamentos do joelho direito e passou por uma cirurgia em outubro de 2022, o prazo estipulado para o retorno era entre oito e nove meses. Em alguns dias, completam-se os oito meses previstos para a recuperação. Sem qualquer dor adicional ou limitação, o volante já treina com os companheiros. Nesta sexta-feira (2), ele esteve presente na atividade técnica com bola, a primeira desde a lesão na temporada passada.
O jogador, inclusive, passou por um período de testes no Aspetar, um centro clínico referência em medicina esportiva, que fica no Catar. Ele teve uma avaliação positiva para retornar aos jogos e ficará à disposição do técnico Mano Menezes nas próximas semanas.
Já Aránguiz não passou por intervenção cirúrgica, mas teve uma grave lesão na panturrilha também no último trimestre de 2022. Ainda no Bayer Leverkusen, da Alemanha, ele começou a tratar o problema. Em diversos momentos, às vésperas de ser liberado para atuar, o jogador teve regressão no quadro.
O Inter conseguiu firmar um pré-contrato com o chileno e até mesmo a liberação para o retorno antecipado ao Brasil, já que ele chegaria somente em julho. A partir de então, a recuperação se deu com profissionais colorados para facilitar a ambientação do estrangeiro.
Aránguiz é tratado como um caso mais avançado, já que teve a sua presença em diversos momentos em treinamentos com os demais jogadores do Inter. Porém, o chileno oscila entre treinos com bola, fisioterapia e tratamento. Ele deverá ser incorporado de vez ao grupo nos próximos dias, para eventual utilização até o final de junho.
Em paralelo, em virtude do déficit físico apresentado pelo elenco, o recesso de partidas será aproveitado para evoluir os atletas no quesito com o trabalho de Flávio de Oliveira, preparador físico recontratado nesta semana.
O calendário colorado prevê ainda neste mês, após a parada da data Fifa, os duelos contra Coritiba, no Paraná, em 22 de junho, diante do América-MG, no dia 25, e Independiente Medellín, encerrando a fase de grupos da Libertadores, no dia 28. Há otimismo para que os dois volantes tenham os seus retornos em algum destes confrontos.