Além da melhora da condição física, o retorno do Inter após a parada do calendário brasileiro para a data Fifa, entre 12 e 20 de junho, apresentará mais uma novidade. Charles Aránguiz, enfim, deverá estrear. O chileno tem treinado com o grupo, mas ainda não está no nível de competição que o clube deseja. Houve um avanço significativo em sua recuperação, mas a cautela prevalece na decisão colorada.
Segundo o colunista de GZH Jeremias Wernek, essa situação tem incomodado o jogador, que chegou do Bayer Leverkusen em abril, dois meses antes do fim de seu contrato, para curar uma lesão na panturrilha, sofrida ainda em outubro do ano passado, na Alemanha. De acordo com o jornalista, Aránguiz tem relatado boas condições físicas e a indefinição sobre voltar a ser relacionado está deixando o profissional ansioso. Publicamente, ninguém fala sobre o tema. Mano Menezes, inclusive, explicou que deu uma espécie de passo atrás na preparação do volante.
— Quando um jogador fica muito tempo longe, pode sentir desconforto e atrasa um pouco o retorno. Estamos cuidando para não ter uma lesão. Isso é tudo o que não pode acontecer nessa hora. Vamos medindo com o atleta, mas ainda não temos uma previsão tão próxima para ele voltar como gostaríamos — disse o treinador.
O Inter conseguiu antecipar sua vinda porque calculava que se ele estreasse em qualquer momento antes de julho já seria benéfico para o time. E, em determinado momento, chegou-se a acreditar nessa situação.
Aránguiz foi apresentado em 7 de abril. Naquele dia, detalhou sua lesão e apresentou sua expectativa para a reestreia:
— Estou bem fisicamente e psicologicamente. Estou na última etapa do processo de recuperação, com os médicos e com os outros profissionais. Montamos um programa para não cometer erros no progresso e poder ajudar no restante da temporada.
Desde então, o chileno ficou cinco semanas fazendo trabalhos individuais. Em 9 de maio, passou a treinar com bola. Nove dias depois, integrou definitivamente o grupo principal colorado. Tem feito as mesmas atividades dos companheiros. Mas ainda não foi relacionado.
O meia não entra em campo desde 15 de outubro do ano passado. Em 2022, aliás, atuou em 32 partidas. Marcou três gols e deu quatro assistências pelo clube alemão.
No Inter, mesmo com diversos desfalques no meio-campo, Aránguiz continua sendo preparado para um retorno definitivo. Existe um temor no Beira-Rio de que um erro atrase definitivamente sua participação na temporada. O meia é considerado fundamental para o segundo semestre, no qual o time espera disputar os mata-matas da Libertadores e reagir no Brasileirão.