Depois de uma campanha histórica em 2021, as Gurias Coloradas estão prontas para estrear no Brasileirão Feminino deste ano. Pela quarta temporada consecutiva, elas serão comandadas pelo técnico Maurício Salgado. Ao todo, o treinador acumula 50 vitórias em 80 partidas, além de três títulos do Gauchão Feminino. A busca, agora, é por ir mais longe na competição nacional.
— Uma expectativa muito alta (para o início do Brasileirão Feminino). Estamos bem confiantes. O Inter vem numa crescente não só de resultados, mas também de atuações, vem se consolidando como uma das grandes equipes do futebol feminino. A nossa expectativa é que neste ano sigamos neste processo de evolução. Então, estamos na expectativa de fazer um grande campeonato. A gente fez um campeonato no ano passado com uma classificação histórica. Esperamos fazer história neste ano com ambições maiores, de chegar mais longe ainda — explica o treinador.
Para esta temporada, o elenco colorado passou por mudanças. Foram 11 saídas, sete reforços anunciados e três gurias da base promovidas ao elenco principal. Além de, claro, 17 renovações de contrato.
— Nos preparamos para tentar segurar as jogadoras que considerávamos como peças-chave e eu acho que nisso tivemos sucesso. Conseguimos manter uma estrutura de jogo, uma espinha dorsal do Inter — complementa o treinador, falando sobre os reforços:
— Quanto a novas contratações, a gente sempre conversa que estamos muito satisfeitos com o nosso elenco, porém, uma equipe como o Inter, equipes grandes, no geral, têm de estar muito atentas ao mercado. Então, continuamos atentos ao mercado, continuamos sondando possíveis contratações. Mas o que posso dizer é que estamos muito satisfeitos com o elenco atual, e confiantes que vai ser um grande ano.
O time entrará em campo neste sábado, a partir das 16h, contra o Cresspom-DF. A partida será realizada no Sesc Protásio Alves, em Porto Alegre. Os torcedores colorados têm entrada gratuita.
Elenco colorado
No começo da temporada, os empréstimos da meio-campista Mai e da atacante Maranhão foram cogitados pelo clube. No entanto, não houve um acordo com o clube interessado. E, portanto, as duas estarão à disposição de Maurício Salgado.
— Na medida que elas fiquem no elenco, obviamente, temos o intuito de aproveitá-las. Para a especifidade de falar da Maiara, ela atua em uma posição de grande carência no futebol feminino. Eu, pessoalmente, mas isso é compartilhado pelo resto da comissão e pela diretoria, vejo muito potencial na Maiara. Então, ela estando junto ao elenco, com certeza vamos aproveitá-la. E a Maranhão vem nesse mesmo sentido. A questão da Maranhão é que (atua em) uma posição em que temos mais jogadoras. Só para elencar, rapidamente, tem: Tamara Bolt, Biazinha, Priscila, Júllia. Então, temos muita gente na posição. Por isso, às vezes a ideia do empréstimo. Mas se elas estiverem no elenco, com certeza vão ser aproveitadas — explica o treinador.
Outra guria da base também viveu impasse no último ano e quase deixou de vestir a camisa do Inter. No entanto, depois de algumas conversas, ela permaneceu e será aproveitada em 2022. Trata-se da atacante Biazinha.
— O ano passado foi um ano de oscilações da Bia. Inclusive de indecisões. Então, em um determinado momento ela optou por uma outra decisão, de talvez não permanecer na equipe e fazer uma carreira no exterior. Mas foi tudo muito bem conversado. Ela também teve um probleminha de lesão, e ficou um pouco mais de tempo afastada. E aí ela, a família dela, o empresário, o clube, a comissão, todos entendemos que o melhor momento para ela era efetivamente continuar no Inter, focar no potencial que ela tem de desenvolvimento, e no potencial que ela tem dela mesma, obviamente. É uma grande jogadora. E estamos focando para que ela faça um grande ano. Está muito motivada com isso — detalha Maurício Salgado.
Ainda sobre o elenco, o treinador falou sobre a meio-campista Ju Ferreira. A atleta recupera-se de uma lesão no joelho. A expectativa é que a partir de abril ela volte a ficar à disposição. Ju é a única jogadora no Departamento Médico (DM) do Inter.
— A Ju está num processo de recuperação, e está até mais acelerado do que a gente imaginava. A Ju é uma atleta exemplar nesse sentido. Ela já tem uma força natural, geneticamente ajuda, mas é uma pessoa que se ajuda muito. Só que a gente optou, até pela questão do que eu falei de força de elenco, por não pular etapa alguma. Então, a Ju já está num processo de campo. Ela ainda não está integrada diretamente com a equipe, está num processo de recuperação, mas agora já está totalmente inserida no campo. A ideia é que nas próximas duas semanas ela venha para o trabalho efetivo de transição e a gente tenha a Ju, com calma, sem acelerar processos, para o final de abril, jogando efetivamente.