A sexta-feira (4) marca o início do Brasileirão Feminino, a segunda competição no calendário nacional da modalidade. Inter, Grêmio, Avaí, Cruzeiro, Ferroviária, Real Brasília, Santos, São José-SP, São Paulo, Palmeiras, Corinthians, Esmac-PA, Atlético Mineiro, Cresspom-DF, Bragantino e Flamengo são as 16 equipes que vão em busca do título.
Mas, além dos times participantes, você sabe o que está em jogo? A fórmula de realização do torneio? Quem serão os primeiros adversários da dupla Gre-Nal? GZH separou todas as informações para te ajudar a acompanhar a principal competição do futebol feminino brasileiro. Confira:
Fórmula de disputa
O torneio seguirá o formato em quatro fase. A primeira começa com os 16 times se enfrentando entre si em turno único. Ao final dela, estarão classificados às quartas de final os oito primeiros colocados. Os quatro últimos disputarão a Série A-2, a segunda divisão do futebol feminino nacional.
A partir das quartas, serão mata-matas em jogos de ida e volta. Os oito clubes serão distribuídos em quatro grupos, com dois times em cada. Avançam para a semifinal os quatro melhores, que serão colocados, posteriormente, em dois grupos de duas equipes.
Pelo regulamento, se os clubes empatarem no número de pontos ao final das fases de mata-mata, o desempate será definido observando o maior saldo de gols. E, caso persista a igualdade, serão realizadas cobranças de pênaltis.
Quem subiu e quem foi rebaixado?
Nas últimas quatro posições ao término da primeira fase no Brasileirão A-1 de 2021, Botafogo, Minas Brasília, Napoli e Bahia caíram para a divisão A-2. Os quatro times que chegaram até às semifinais na A-2 do ano passado estarão na elite neste ano. São eles: Esmac-PA, Cresspom-DF, Atlético-MG e Bragantino. O time de Bragança Paulista foi o campeão da segunda divisão em 2021.
Classificação para outras competições
O Brasileirão Feminino garante vagas para a disputa da Supercopa do Brasil e da Libertadores. Para a competição nacional, terão direito à vaga os oito clubes melhores colocados, limitados a um clube por estado, entre os 12 melhores colocados da Série A-1 e os quatro melhores colocados da Série A-2 .
Em caso do não preenchimento das oito vagas pelo primeiro critério, a CBF prevê que a federação melhor ranqueada no RNF/FF 2022 terá direito a duas vagas. Atualmente, o Rio Grande do Sul é quarto colocado do ranking, conforme a última atualização da entidade.
As equipes campeã e vice-campeã do Brasileirão terão vagas asseguradas na Libertadores Feminina de 2023. Caso um mesmo time chegue até a decisão do torneio brasileiro e conquiste a taça da competição sul-americana, a vaga oriunda do Brasileirão 2022 será repassada ao time melhor colocado no campeonato, excluídos os já classificados.
Sedes dos jogos
Para a realização dos jogos, os clubes deverão observar os seguintes critérios em cada fase:
1ª fase: os estádios deverão ter capacidade mínima de 2 mil espectadores sentados, com gramados atendendo aos padrões pré-estabelecidos pela CBF e sistema de iluminação adequado para partidas noturnas e transmissões.
2ª, 3ª e 4ª fase: os estádios deverão ter capacidade mínima de 8 mil espectadores sentados, com gramados atendendo aos padrões pré-estabelecidos pela CBF e sistema de iluminação adequado para partidas noturnas e transmissões.
Inter e Grêmio já escolherem as sedes para receber as partidas. Do lado colorado, o Sesc e o estádio Beira-Rio são as estruturas indicadas. As Gurias Gremistas seguirão utilizando o estádio Vieirão, além do CT de Eldorado do Sul, como alternativa.
Rodada de abertura
4/3 (sexta-feira)
sexta-feira, 21h: Palmeiras x Atlético-MG | Allianz Parque, São Paulo
5/3 (sábado)
14h: Corinthians x Bragantino | Parque São Jorge, São Paulo
15h: São José x Avaí | Martins Pereira, São José dos Campos
16h: Inter x Cresspom | SESC Campestre, Porto Alegre
6/3 (domingo)
15h: Cruzeiro x Grêmio | SESC Alterosas, Belo Horizonte
15h: Real Brasília x Santos | Defelê, Brasília
18h: Ferroviária x Esmac | Fonte Luminosa, Araraquara
7/3 (segunda-feira)
20h: Flamengo x São Paulo | Luso Brasileiro, Rio de Janeiro
Transmissão
Os jogos da competição terão transmissão pelo canal Sportv, na TV fechada. A Band segue como detentora na TV aberta.
Calendário do Brasileirão
- 1ª fase: 4/3 a 7/8
- 2ª fase (quartas de final): 14/8 e 21/8
- 3ª fase (semifinais): 28/8 e 11/9
- 4ª fase (finais): 18/9 e 25/9
Durante o torneio, haverá pausa para a Copa América feminina, que será disputada entre 20 de junho e 7 de agosto, na Colômbia.
Informações complementares
Os clubes poderão inscrever um número máximo de 50 atletas no campeonato, com prazo limite até o dia 5 de agosto. Somente poderão ser inscritas atletas cujos registros estejam publicados no BID.
Previsto em regulamento, os clubes terão direito a um auxílio operacional, nas partidas disputadas como visitante e mandante, a título de ajuda de custo para cobertura das despesas com arbitragem, ambulâncias e gandulas.
Nas partidas disputadas como visitante, os times terão direito a passagens rodoviárias ou aéreas, hospedagem e alimentação, limitadas a 25 pessoas, de acordo com as normas e procedimentos logísticos da operadora da competição.
Todos os jogos da última rodada da primeira fase deverão ser simultâneos, exceto os que não estiverem relacionados com situação de classificação para a segunda fase e descenso.