O jogo do Inter contra o Flamengo, no próximo domingo (21), pode resultar em um feito histórico para o Colorado: se vencer, conquistará um título nacional ou internacional na casa do adversário direto pela primeira vez.
O maior título da história do Inter foi obtido longe do Estádio Beira-Rio. A conquista do Mundial de Clubes de 2006 se deu na distante Yokohama, contra o Barcelona, numa disputa em jogo único e campo neutro. Há, no mesmo Japão, a vitória na Copa Suruga em 2009 contra o Oita Trinita, na cidade de Oita — a competição era organizada por uma instituição bancária entre o campeão da Copa da Liga Japonesa e o vencedor da Copa Sul-Americana do ano anterior. A sede desta partida obrigatoriamente seria uma cidade japonesa, como também a história colorada registra torneios festivos vencidos fora do Brasil, como o Joan Gamper na Espanha ou a Copa Kirin no Japão.
A tradição colorada ao longo da história, excetuando o Mundial por motivos óbvios, mostra todos os seus títulos nacionais e internacionais vencidos com a decisão acontecendo dentro do Beira-Rio. Assim foram os três brasileiros, inclusive o invicto de 1979, as duas Libertadores, a Copa Sul-Americana de 2008, as duas Recopas Sul-Americanas e a Copa do Brasil de 1992.
Contra o Flamengo, o Inter pode fazer história duas vezes em caso de vitória. A primeira será a obtenção do tetracampeonato no Brasileirão. A segunda virá no fato de garantir uma taça e festejar na casa do adversário — ainda que, desta vez, a disputa seja no formato de pontos corridos.
Confira os principais títulos nacionais e internacionais do Inter vencidos no Beira-Rio
1975 - Campeonato Brasileiro - Inter 1 x 0 Cruzeiro
Decisão em jogo único na casa colorada em função da melhor campanha em fases anteriores do campeonato.
1976 - Campeonato Brasileiro - Inter 2 x 0 Corinthians
Decisão em jogo único na casa colorada em função da melhor campanha em fases anteriores.
1979 - Campeonato Brasileiro - Inter 2 x 1 Vasco
Decisão em dois jogos. Inter venceu no Rio de Janeiro por 2 a 0. Definição dos mandos se dava pela campanha a partir das quartas de final.
1992 - Copa do Brasil - Inter 1 x 0 Fluminense
Decisão em dois jogos. Fluminense venceu no Rio de Janeiro por 2 a 1, mas Inter foi campeão pelo critério do gol marcado fora de casa. Definição do mando de campo foi por sorteio.
2006 - Libertadores - Inter 2 x 2 São Paulo
Decisão em dois jogos. Inter venceu no Morumbi por 2 a 1. Mando de campo definido pela melhor campanha na fase de grupos.
2007 - Recopa Sul-Americana - Inter 4 x 0 Pachuca-MEX
Decisão em dois jogos. Pachuca venceu no México por 2 a 1. Mando de campo definido pelo fato de o Inter ser campeão da Libertadores.
2008 - Copa Sul-Americana - Inter 1 x 1 Estudiantes de La Plata
Decisão em dois jogos. Inter venceu na Argentina por 1 a 0. Mando de campo definido por sorteio.
2010 - Libertadores - Inter 3 x 2 Chivas Guadalajara-MEX
Decisão em dois jogos. Inter venceu no México por 2 a 1. Mando de campo definido pelo fato de os mexicanos, por regulamento, não poderem ser mandantes do último jogo. Mesmo assim, o Inter também tinha a melhor campanha entre os dois.
2011 - Recopa Sul-Americana - Inter 3 x 1 Independiente-ARG
Decisão em dois jogos. Independiente venceu por 2 a 1 na Argentina. Mando de campo definido pelo fato de o Inter ser campeão da Libertadores.