Inter e Flamengo se enfrentam neste domingo (21), às 16h, no Maracanã. O confronto será decisivo na briga pelo título do Brasileirão. Faltando apenas duas rodadas para o término da competição, o Colorado é líder, com 69 pontos. O clube rubro-negro vem logo atrás, com 68. Embora próximas na tabela, as equipes apresentam quatro diferenças que podem influenciar no desfecho do campeonato. Abaixo, GZH faz uma listagem delas:
Poder de investimento
Talvez não exista uma questão que distancie tanto os dois clubes quanto o poder de investimento. Mesmo com um time estrelado, capaz de conquistar o Brasileirão e a Libertadores em 2019, o Flamengo foi atrás de reforços para o grupo e investiu mais de R$ 143 milhões na temporada atual, o que inclui a compra em definitivo de Gabigol e Pedro. No Inter, os gastos com a chegada de jogadores mal passaram dos R$ 17 milhões. Marcos Guilherme e Boschilia foram os atletas que mais custaram ao cofres do clube gaúcho.
Experiência x juventude na casamata
O duelo entre gaúchos e cariocas também coloca frente a frente dois técnicos em momentos distintos da carreira. Aos 68 anos, Abel Braga tenta mostrar que ainda tem espaço no cenário nacional, além de ir atrás da conquista de mais um Brasileirão, feito alcançado pela primeira vez com o Fluminense em 2012. Com 48 anos, Rogério Ceni busca se consolidar de vez como um dos expoentes da nova geração de treinadores do país.
Estilo de jogo
Outro ponto que diferencia bastante as duas equipes certamente é a forma de se portar durante as partidas. O Flamengo segue com a aposta na manutenção da posse de bola e na movimentação intensa dos jogadores. Destaque para o quarteto formado por Everton Ribeiro, Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabigol. No Inter, a estratégia é deixar a bola com o adversário e chegar ao ataque em velocidade. Edenilson e Patrick dão a sustentação necessária para o modelo de jogo do Colorado. Outro ponto forte é a bola aérea ofensiva.
Média de idade das equipes
Com a afirmação de Lucas Ribeiro, Praxedes, Caio Vidal e Yuri Alberto no time titular, o Inter viu a média de idade da equipe despencar. Na vitória contra o Vasco, a média ficou em 25 anos. Com o retorno de Patrick (28) no lugar de Maurício (19), além da entrada de Zé Gabriel (22) ou Pedro Henrique (20) na vaga de Cuesta (32), o número não irá variar tanto. O atual Flamengo é mais experiente. A média de idade do time que venceu o Corinthians ficou em 28,4 anos. Isso sem contar com a presença de Diego Alves (35), afastado por conta de uma lesão muscular. Com o goleiro, a média sobe para 29,6 anos.