Treinador ultrapassado e técnico que não dá certo em clube grande ou professor multicampeão e comandante modernamente promissor? O duelo entre Flamengo e Inter, no Maracanã, coloca frente a frente Rogério Ceni e Abel Braga, profissionais que dividem opiniões e que provocam longos debates no mundo da bola. Mas, se eles estão distantes nos conceitos e nas carreiras, a semelhança nos seus números nesse Brasileirão 2020 é incrível.
Abel e Ceni têm exatamente a mesma campanha no campeonato, empatados em jogos, vitórias, empates e derrotas. Obviamente, o aproveitamento é igual: altos 69%. A rigorosa semelhança chama a atenção ainda mais porque Inter e Flamengo disputam o título brasileiro, sendo que os colorados, com um ponto de vantagem, estão na liderança.
Outra curiosidade é que os treinadores herdaram trabalhos de técnicos estrangeiros. O argentino Eduardo Coudet e o espanhol Domènec Torrent também tiveram o mesmo número de partidas, 20 para cada. Porém, o comandante do Inter teve uma campanha melhor no detalhe. O ponto a mais em relação ao desempenho do Flamengo é surpreendentemente, o que deixa o Colorado à frente na tabela 36 rodadas depois.
Os estrangeiros, que se enfrentaram em um empolgante 2 a 2 em Porto Alegre, encerraram suas passagens por Inter e Flamengo na mesma rodada do Brasileirão, a 20ª, na qual a equipe de Coudet empatou com o Coritiba, no Beira-Rio, e o time de Dome foi goleado pelo Atlético-MG, no Mineirão. O argentino deixou o clube para se acertar com o Celta de Vigo, da Espanha, enquanto o espanhol foi demitido.
Abel Braga está em busca de seu segundo título brasileiro como treinador, uma vez que conduziu o Fluminense a esta mesma conquista em 2012. Já Rogério Ceni, tricampeão como jogador, vê no Brasileirão 2020 a sua maior conquista na carreira de técnico.
O único time que pode ser campeão já no domingo é o de Abel Braga. Para isso, o Inter teria que vencer o Flamengo em pleno Maracanã.
A equipe de Ceni tenta a vitória para assumir, pela primeira vez na atual edição do campeonato, a liderança. Na última rodada, o Colorado recebe o Corinthians e os cariocas viajam para enfrentar o São Paulo.
Números do Inter no Brasileirão 2020
Nas mãos de Eduardo Coudet
- 36 pontos
- 20 jogos
- 10 vitórias
- 6 empates
- 4 derrotas
- 32 gols marcados
- 18 gols sofridos
- 60% de aproveitamento
Nas mãos de Abel Braga
- 33 pontos
- 16 jogos
- 10 vitórias
- 3 empates
- 3 derrotas
- 28 gols marcados
- 16 gols sofridos
- 68,7% de aproveitamento
Números do Flamengo no Brasileirão 2020
Nas mãos de Domènec Torrent
- 35 pontos
- 20 jogos
- 10 vitórias
- 5 empates
- 5 derrotas
- 33 gols marcados
- 29 gols sofridos
- 58,3% de aproveitamento
Nas mãos de Rogério Ceni
- 33 pontos
- 16 jogos
- 10 vitórias
- 3 empates
- 3 derrotas
- 32 gols marcados
- 16 gols sofridos
- 68,7% de aproveitamento