Há pouco mais de dois meses, no dia 4 de maio, Inter e Palmeiras se enfrentavam pelo Brasileirão. O campeonato ainda estava apenas em sua terceira rodada e o time de Felipão já partia em disparada rumo à liderança com vitória por 1 a o, gol de Deyverson. Agora, apenas o palco é o mesmo, mas as circunstâncias são diferentes. No mesmo Allianz Parque, as duas equipes começam a duelar por uma vaga na semifinal da Copa do Brasil.
Pelos jogos-treino realizados durante a parada para a Copa América, o técnico Odair Hellmann manterá uma convicção do primeiro semestre: em jogos fora de casa, D'Alessandro vai para o banco de reservas. Naquela ocasião, o camisa 10 também foi apenas uma opção para o segundo tempo. A diferença está em quem irá lhe substituir.
No duelo válido pelo Brasileirão, Sarrafiore foi o escolhido para substituí-lo. Porém, o sistema tático utilizado foi o 4-1-4-1, com o argentino atuando aberto pelo lado esquerdo do meio-campo. Desta vez, pelos jogos-treino realizados durante a parada para a Copa América, a função ficará a cargo de Patrick, que deixa o tripé de volantes.
Isso, porém não quer dizer que Odair tenha aberto mão dos três volantes usados desde o ano passado. Acontece que, Patrick perdeu a titularidade no meio-campo para o jovem Nonato. Juntam-se a ele e Edenilson, Rodrigo Dourado. Recuperado de uma artroscopia no joelho esquerdo, o capitão colorado retoma a posição que foi ocupada por Rodrigo Lindoso nas últimas partidas.
Por fim, a terceira troca vai além da vontade do treinador. Com Iago vendido ao Augsburg, da Alemanha, o experiente Uendel assume a lateral esquerda. Uma outra mudança ainda é possível, caso Paolo Guerrero apresente um desgaste físico muito grande depois de uma série de jogos com a seleção peruana. Sem o camisa 9, Rafael Sobis assume o comando do ataque colorado.
Confira a comparação de como o Inter jogou e como jogará:
Do lado palmeirense, não há tantas mudanças. Ou melhor, apenas uma. Depois de apresentar uma lesão no tendão da panturrilha da perna direita, o meia Gustavo Scarpa viu Lucas Lima assumir a titularidade. Desde então, Felipão faz rodízio no elenco, evitando que outros jogadores sofram lesões sérias e mantendo a mesma formação que lhe fez assumir o topo da tabela do Brasileirão a cinco pontos do Santos, segundo colocado.
— Antes da parada para a Copa América, o Lucas Lima já era titular e, ao que tudo indica, vai continuar. Basicamente, a escalação é a mesma. O Felipão já encontrou seu time, com essa possibilidade de variar bastante os meias. Ele tem Scarpa, Raphael Veiga e Hyoran — explica Leandro Boudakian, repórter da Rádio Transamérica, de São Paulo.
Os números do Palmeiras nesta temporada são de assustar o torcedor colorado. Ao todo, são 33 jogos, com 23 vitórias, oito empates e 2 derrotas (marcando 53 gols e sofrendo apenas nove). O que pode animar a torcida colorada é que no único teste realizado durante o recesso, os paulistas perderam por 2 a 1, de virada, para o Guarani, em Campinas. Porém, além das trocas realizadas no decorrer da partida, Felipão ainda não pôde contar com o zagueiro Gustavo Gómez, que retornava da seleção paraguaia. Para esta quarta-feira (10), no entanto, ele estará à disposição naturalmente.
Confira a comparação de como o Palmeiras jogou e como jogará: