A vitória sobre o CSA, que colocou o Inter na zona de classificação à Libertadores e a um passo do G-4, foi conquistada na dor. No caso, a dor de Rodrigo Moledo. Aos 10 minutos, ao tentar parar um surpreendente contra-ataque dos alagoanos, Moledo esticou demais a perna direita, lesionou-se e, de quebra, quase tirou o goleiro Marcelo Lomba do jogo, ao acertá-lo com o joelho.
Pois este lance vai tirar Moledo de ação por pelo menos três semanas — um prejuízo bem menor do que era o esperado, devido à sensação inicial do camisa 4, que projetava um estiramento mais grave.
Caso este prazo seja cumprido, e com cuidados extras do departamento médico para não perder o zagueiro por mais tempo, Moledo deverá fica fora de todos os jogos do Inter até o recesso para a disputa da Copa América: período que compreenderá as duas partidas contra o Paysandu, pela Copa do Brasil, além dos compromissos diante de Santos, Avaí, Vasco e Bahia, todos pelo Brasileirão.
Mas, neste período próximo sem Rodrigo Moledo, Víctor Cuesta terá como parceiro uma vez mais o fluminense Emerson Santos. Contratado por empréstimo junto ao Palmeiras, em julho do ano passado, Emerson tem contrato com o Inter até o final desta temporada. Caso o clube tenha interesse em ficar com o defensor em definitivo, terá de adquirí-lo ao Palmeiras — cujo vínculo vai até o Natal de 2022.
Apesar dos 11 meses de Beira-Rio, Emerson soma apenas 17 partidas oficiais. Pudera, pois Moledo formou com Cuesta uma dupla quase indissociável. Como o argentino raramente se lesiona, sobra para Emerson Santos substituir Moledo. No ano passado, quando o titular perdeu algumas semanas de Brasileirão, devido a uma lesão muscular, Emerson Santos formou uma boa parceria com Cuesta. Em seis jogos, foram três vitórias, dois empates e uma surpreendente derrota para o Atlético-MG, no Beira-Rio.
Em 2019, foi Emerson Santos quem começou jogando a temporada. A primeira dupla de zaga colorada foi formada por Emerson e pelo novato Roberto. Foi dele, Emerson Santos, também o primeiro gol colorado na temporada, na vitória pro 1 a 0 sobre o São Luiz, em Ijuí, na estreia do Gauchão.
Com as exceções de Moledo e de Rodrigo Dourado (que, devido à artroscopia no joelho esquerdo, voltará aos treinos com a equipe no recesso para a Copa América), o Inter deverá ter time completo diante do Paysandu, nesta quinta-feira, na abertura das oitavas de final da Copa do Brasil. No plano colorado, está a tentativa de encaminhar a vaga ainda em Porto Alegre. Caso consiga abrir vantagem na partida de ida, Odair Hellmann poderá mandar um time misto ou até mesmo reserva na longa viagem a Belém, e focar no jogo diante do Avaí, no Beira-Rio.
Afinal, mesmo sem Moledo, Emerson Santos tem condições de manter o nível da defesa do Inter, e fazer com que a equipe entre no recesso para a Copa América misturado aos líderes do Brasileirão.
Emerson Santos — O curinga da zaga colorada
Ao lado de Víctor Cuesta
2019
Novo Hamburgo 0x2 Inter
Inter 2x0 CSA*
* Começou na reserva e substituiu Moledo, aos 15 minutos do primeiro tempo
2018
Inter 3x0 Botafogo
Cruzeiro 0x0 Inter
Inter 2x1 Vitória
Inter 3x1 São Paulo
Ceará 1x1 Inter
Inter 1x2 Atlético-MG
Ao lado de Roberto
2019
São Luiz 0x1 Inter (fez gol)
Inter 2x0 Aimoré
Grêmio 1x0 Inter
Caxias 1x2 Inter
Inter 2x0 Caxias
Chapecoense 2x0 Inter
Ao lado de Rodrigo Moledo
2018
Inter 1x0 Paraná
Ao lado de Klaus
2018
Corinthians 1x1 Inter
Sport 2x1 Inter