Com uma atuação segura e eficiente, o Inter venceu o CSA por 2 a 0, neste domingo (19), e manteve os 100% de aproveitamento no Beira-Rio no Brasileirão. Com boa atuação, o volante Nonato, autor do primeiro gol, cada vez mais se credencia para conquistar uma vaga no time titular. Um dos principais nomes da equipe, Edenilson marcou um golaço de fora da área e selou a vitória.
Pela primeira vez na temporada, o técnico Odair Hellmann repetiu uma escalação de um jogo para o outro. Com Rodrigo Dourado lesionado – o jogador foi submetido a uma artroscopia no joelho esquerdo – o volante Rodrigo Lindoso ganhou mais uma oportunidade no meio-campo.
No início da partida, o treinador colorado já previa um jogo truncado e pensava em alternativas para furar a retranca esperada no lado adversário:
— Nós vamos propor o jogo como sempre. Temos que variar o reportório de ações ofensivas para não fazer a mesma jogada, senão fica muito mais fácil para a marcação deles — disse Odair, pouco antes do jogo.
Apesar disso, o CSA surpreendeu e foi quem iniciou pressionando. Aos oito minutos, o Inter sofreu o primeiro susto. Em uma ligação direta do goleiro Jordi, Patrick Fabiano levou a melhor sobre Rodrigo Moledo na velocidade pelo lado esquerdo e, sozinho, chutou forte na direção do gol. Bem posicionado, o goleiro Marcelo Lomba fez um milagre e salvou os colorados de sofrerem o gol.
Após o ímpeto inicial, no entanto, o time alagoano se retraiu, como era o esperado. Contudo, o Inter teve dificuldades de furar a retranca adversária. As únicas tentativas iniciais foram na bola aérea. Porém, Zeca, Iago e D'Alessandro tiveram dificuldades em encontrar, nos cruzamentos, o centroavante Paolo Guerrero, que era bem marcado pelos defensores rivais. Aos 15 minutos, Rodrigo Moledo sentiu dor muscular e foi substituído por Emerson Santos.
Sem sucesso nos cruzamentos e sem conseguir furar a retranca do CSA, Nico López resolveu chutar. Aos 24, o atacante foi o responsável pela primeira conclusão a gol colorada no jogo. No entanto, a bola foi muito acima do gol de Jordi. Mas foi a deixa para mais jogadas de perigo. Dois minutos depois, o uruguaio arrematou forte de fora da área, obrigando o goleiro adversário a fazer uma bela defesa.
Aos 28, o CSA criou uma nova chance de perigo. Carlinhos driblou Edenilson, invadiu a área e chutou forte, forçando Marcelo Lomba a fazer mais uma boa intervenção.
No final do primeiro tempo, os jogadores atenderam ao pedido de Odair e, enfim, variaram o repertório de jogadas ofensivas. O gol colorado nasceu em uma jogada trabalhada pelos dois lados. Aos 36 minutos, D'Alessandro atraiu a marcação para o lado direito e cruzou para o lado oposto, onde Iago estava muito bem posicionado. Com tranquilidade, o lateral cabeceou para o meio da área. Nonato apareceu de surpresa e, de carrinho, completou para o gol. 1 a 0.
Com o gol, o Inter tomou as rédeas da partida. Nico López passou a encontrar espaços pelo lado direito, criando chances de perigo para os colorados. Aos 46 minutos, Edenilson cobrou falta no meio da grande área e Víctor Cuesta cabeceou para as redes. Porém, o gol foi anulado com o auxílio do VAR, pois Emerson Santos, em posição de impedimento, atrapalhou a visão do goleiro Jordi.
No início do segundo tempo, o Inter enfrentou dificuldades de construir de jogadas e chegar à área do CSA. Os passes errados e a falta de espaço eram as principais dificuldades. Aos 14 minutos, Matheus Sávio arrematou de longe e obrigou Marcelo Lomba a praticar outra defesa.
Porém, o Inter não demorou para recuperar o domínio do jogo. Aos 19 minutos, após roubada de bola de Nonato, Edenilson disparou um foguete de fora da área. A bola explodiu no ângulo esquerdo de Jordi. Um golaço. 2 a 0.
Aos 28 minutos, Paolo Guerrero tentou mais uma vez um chute de longa distância, obrigado o goleiro Jordi a uma bela defesa. Aos 34 minutos, no entanto, o CSA reagiu levou susto à defesa colorada. Matheus Sávio recebeu passe dentro da área e tocou na saída de Marcelo Lomba, acertando a trave. Insuficiente, no entanto, para ameaçar o domínio colorado.
Com a vitória, pela primeira vez, o Inter entra na zona de classificação à Copa Libertadores 2020.
INTERNACIONAL X CSA
Inter
Marcelo Lomba; Zeca, Rodrigo Moledo (Emerson Santos, 15/1ºT), Víctor Cuesta e Iago; Rodrigo Lindoso, Edenilson, Nonato, D'Alessandro (Sarrafiore, 34/2ºT) e Nico López (Neílton, 26/2ºT); Paolo Guerrero.
Técnico: Odair Hellmann
CSA
Jordi; Apodi, Gerson, Luciano Castan e Carlinhos; Naldo, Nílton A (Victor Paraíba, 23/2ºT), Didira, Madson (Maranhão, INT) e Matheus Sávio (Gersinho, 34/2ºT); Patrick Fabiano
Técnico: Marcelo Cabo
Gols: Nonato (I), aos 36min do 1º tempo e Edenilson aos 19min do 2º tempo.
Arbitragem: Rodrigo Carvalhaes de Miranda, auxiliado por Rodrigo Figueiredo Correa e Carlos Henrique de Lima Filho (trio carioca)
VAR: Bruno Arleu de Araujo (RJ)
Renda: R$ 826.205,00
Público: 27.194 (23.249)
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre
PRÓXIMO JOGO - COPA DO BRASIL - OITAVAS DE FINAL
Inter x Paysandu
QUINTA - 23/05/2019 - 20H