Lá se vão quase dois anos desde o último confronto entre Inter e Paysandu. Foi pelo returno da Série B de 2017, quando a equipe comandada por Guto Ferreira bateu os paraenses por 3 a 2, no Beira-Rio, com dois gols de Leandro Damião e um de Klaus. Nesta quinta-feira (23), Inter e Paysandu estrearão nas oitavas de final da Copa do Brasil, com o jogo de ida marcado para Porto Alegre.
Campeão da Copa Verde, o Paysandu teve vaga assegurada às oitavas, assim como o Inter, devido à disputa da Libertadores. Nesta temporada, o Paysandu não realiza uma grande campanha. Foi alijado das finais do Campeonato Paraense e viu o rival Remo se sagrar campeão.
Fora de casa em 2019, o Paysandu tem um bom aproveitamento, ainda que a maioria dos jogos tenha sido pelo campeonato regional. Soma nove partidas como visitante na temporada, com quatro vitórias, quatro empates e uma derrota - levou 3 a 1 do Independente Tucuruí-PA -, tendo marcado 11 gols e sofrido apenas quatro.
Pela Série C, com adversários mais qualificados, o Paysandu bateu o Ypiranga-RS por 1 a 0, no Colosso da Lagoa, e perdeu em casa para o Juventude. Em 2017, apesar da derrota no Beira-Rio, o Paysandu bateu o Inter por 1 a 0, no Manguerião, pela terceira rodada da Série B, resultado que gerou a demissão do técnico Antônio Carlos Zago, e a contratação de Guto Ferreira - que posteriormente seria substituído por Odair Hellmann.