Enfim, chegou o dia de virar a folha do calendário do futebol brasileiro. Para os jogadores do Inter, o recesso devido à Copa do Mundo se encerra às 9h dessa segunda-feira. Ainda que muitos jogadores colorados tenham embarcado para a Europa, a fim de curtir os 10 dias de férias, todos deverão se apresentar neste horário ao CT Parque Gigante. O dia será de reavaliações e, a partir da terça-feira, voltarão ao campo.
O Inter treinará em Porto Alegre até o dia 4 de julho, quando embarcará para a cidade de Atibaia (distante 66 quilômetros de São Paulo), onde permanecerá até o dia 13 concentrado no Bourbon Atibaia Convention & Spa Resort, preparando a equipe para o retorno ao Campeonato Brasileiro, em 19 de julho, contra o Atlético-PR. Em Atibaia, o Inter realizará pelo menos três jogos-treino com equipes da região. Sem Patrick, suspenso, D'Alessandro deverá retornar naturalmente ao time.
— É possível manter o mesmo desempenho físico de quando paramos, mas ainda temos margem para melhorar — garantiu Cristiano Nunes, preparador físico do Inter. - Podemos repetir o desempenho destes 12 jogos anteriores no Brasileirão e ainda evoluir. É sempre importante deixar claro que, por mais que se treine, e que se evolua nesses 25 dias de trabalho, um fator importantíssimo é o ritmo competitivo. E isso só os jogos vão dar. Esperamos respostas iguais ou melhores do que já tivemos. E esperamos alcançar isso já nas primeiras rodadas do Brasileirão - acrescentou Nunes.
Confira as novidades na retomada do ano colorado:
As caras novas
Rithely
O volante de 27 anos se recupera de uma cirurgia no tornozelo esquerdo. Já mescla a fisioterapia com corridas leves. Nessa semana, passará por uma reavaliação médica, a fim de homologar o seu contrato com o clube por dois anos. Cedido pelo Sport, o Inter terá o direito de adquiri-lo em definitivo ao final o empréstimo.
José Aldo
Contratado ao Guarani de Palhoça (SC) pelo Inter por um ano (com opção de compra), após se destacar pelo Palmeiras na Copa São Paulo de Juniores, o meia de 19 anos será integrado ao elenco do Odair Hellmann.
Aos poucos, o treinador começa a colocar sangue novo no grupo. Cada vez mais o técnico pretende dar chances à gurizada. Nomes como Juan Alano, Richard, Brenner, além de José Aldo e de Sarrafiore, passarão a ter oportunidades em 2018.
Martín Sarrafiore
Uma das contratações mais aguardadas da temporada, o meia de 20 anos chegará do Huracán ao Inter em 1º de julho.
Cercado de cuidados, e com uma equipe multidisciplinar a seu redor, para lhe dar totais condições de adaptação, técnica, física e de ambiente no novo clube, Sarrafiore não tem prazo para estrear.
É provável que, se tudo der certo, passe a receber chances somente na reta final do Campeonato Brasileiro. O Inter não pretende pular etapas na preparação da sua joia portenha.
O reforço
O recesso para a Copa da Rússia serviu para que o Inter se reforçasse com um armador argentino de 37 anos: Andrés D'Alessandro. O camisa 10 não atua há 51 dias, devido a suspensões, um entorse no tornozelo, e de uma lesão muscular na panturrilha (ambos na perna esquerda).
Recuperado, ele já abrirá essa nova etapa da temporada treinando normalmente. A tendência é que esteja em campo na 13ª rodada do Brasileirão, diante do Atlético-PR, na Arena da Baixada.
Catorze homens e 11 vagas
Odair Hellmann levou o Inter à quarta colocação do Campeonato Brasileiro, distante cinco pontos do líder, Flamengo, com o seguinte time-base: Danilo Fernandes; Fabiano, Rodrigo Moledo, Victor Cuesta e Iago; Rodrigo Dourado; Edenilson, Lucca, William Pottker e Patrick; Leandro Damião.
Agora, o treinador ganha os reforços de Zeca e de D'Alessandro, que estavam lesionados. Além disso, com William Pottker vivendo uma seca de 14 partidas sem gols, Odair tem a opção de dar uma chance no time titular ao goleador do Inter na temporada: Nico López, dono de sete gols.
O bom calendário
Se na volta à Série A o Inter pareceu ter sido castigado pela CBF, enfrentando de cara adversários como Palmeiras, Cruzeiro, Flamengo e Grêmio, além de Corinthians, São Paulo e Santos. A partir do dia 19 de julho, quando o Brasileirão for reativado, a tabela não será assim tão complicada.
O Inter volta a campo fora de casa, diante do Atlético-PR, depois receberá o lanterninha do campeonato, o Ceará, prosseguindo contra o América-MG, encerrando o mês de julho contra o Botafogo, no Beira-Rio. Em agosto, os três jogos finais do primeiro turno: Atlético-MG e Fluminense, ambos fora, além de Paraná, em casa.
De chegadas e partidas
Dificilmente, o Inter deixará de perder algum jogador. Na mira do mercado europeu e chinês estão Rodrigo Dourado, Iago, Klaus, Pottker e Nico. Dourado e Iago interessam ao mercado português. Klaus despertou o interesse de investidores ligados ao Wolfsburg (o mesmo clube que contratou o lateral-direito William ao Inter), enquanto o nome de Nico López volta ao radar de clubes italianos e espanhóis (ele já jogou na Roma, na Udinese e no Granada). Já Pottker, tem sondagens da China desde a sua chegada ao Inter.
Ainda no mercado europeu, o Inter observa jogadores brasileiros que tenham interesse em retornar para a vitrina do país. De preferência jovens meias e atacantes. Uma contratação, porém, deve ficar para meados de julho.
Quem se apresenta
Goleiros: Danilo Fernandes, Marcelo Lomba, Daniel, Keiller e Bernardo
Laterais: Zeca, Iago, Fabiano e Dudu
Zagueiros: Rodrigo Moledo, Victor Cuesta, Klaus, Danilo Silva e Thales
Volantes: Rodrigo Dourado, Edenilson, Uendel, Charles, Gabriel Dias e Rithely
Meias: Patrick, D'Alessandro, Camilo, Juan Alano, Richard e José Aldo
Atacantes: Leandro Damião, Nico López, Lucca, William Pottker, Rossi, Wellington Silva, Brenner e Ronald