O Grêmio tem nesta quinta-feira (4), às 19h, a possibilidade de confirmar a segunda vitória em sequência no Brasileirão. Contra o Palmeiras, os atuais campeões, no Estádio Centenário, o Tricolor tem a chance de, caso consiga os três pontos, se distanciar das últimas colocações. Será um confronto que poderá ajudar a colocar no passado as preocupações com a Série B e possibilitar ao clube mirar no futuro, em busca de uma situação confortável para, assim, focar nas copas neste segundo semestre.
Fora de campo, o Grêmio se cercou de elementos positivos para o jogo. A direção realizou uma promoção de ingressos e o Centenário se mostrou um aliado importante nesse momento de recuperação.
— A gente sabe que não é na Arena, mas é no nosso Estado, próximo a Porto Alegre. É importante a gente olhar para o estádio e ver somente a nossa torcida nos apoiando. Isso é fundamental se tratando de Campeonato Brasileiro — projetou Renato após a vitória sobre o Fluminense no domingo.
O retorno do grupo a Porto Alegre e o convívio com familiares foi algo saudado entre os jogadores. Mas além da questão anímica, o retrospecto no estádio também é um elemento importante por bons resultados. Até hoje, são seis jogos com mando do Tricolor no Centenário. E seis vitórias.
— Uma palavrinha só no mundo todo que muda as coisas: vitória. Quando a vitória não vem, essa sequência negativa deixa você sem a confiança necessária. Aí fica enorme a chance de errar — disse Renato Potaluppi.
Formação do time
Sair da zona de rebaixamento do Brasileirão depende de resultados paralelos, mas conquistar os três pontos contra o time de Abel Ferreira será fundamental nessa caminhada. Para o jogo, o Grêmio teve confirmado um desfalque de última hora. Geromel, que concedeu entrevista coletiva na última terça-feira (2), no CT Luiz Carvalho, acabou de fora da viagem a Caxias do Sul. Seria o seu jogo de número 400 com a camisa do Tricolor.
Além do capitão, Gustavo Martins também ficou em Porto Alegre por não estar em condições de jogar. A tendência é que a dupla de defesa seja formada por Rodrigo Ely e Kannemann, com Carballo como o substituto de Dodi no meio de campo — Villasanti não deve voltar a tempo dos Estados Unidos, onde defendeu a eliminada seleção paraguaia.
Renato testou Rodrigo Caio como volante em um treinamento desta semana. A tendência, no entanto, é de que o jogador, que sequer estreou pelo clube, permaneça no banco de reservas — o zagueiro não disputa uma partida oficial desde dezembro de 2023.
Cheio de desfalques, o Palmeiras também terá problemas para montar o time titular. Abel Ferreira perdeu Raphael Veiga, Zé Rafael e Gabriel Menino, todos suspensos. Mas Estêvão, 17 anos, estará em campo como destaque do ataque.