Renato Portaluppi utilizou Nathan "Pescador" nos últimos três jogos do Grêmio. O meia, que foi preterido da equipe por exatos 73 dias, sem sequer ganhar minutos em campo, entrou nos instantes finais das derrotas para Flamengo, Botafogo e Fortaleza. Agora, o atleta já tem metade das atuações permitidas pela CBF ara uma eventual saída para outros clubes da Série A na janela de transferências de julho.
A última aparição de Nathan tinha sido no time completamente reserva diante do The Strongest, na Bolívia, em 2 de abril, pela preservação dos titulares projetando as finais do Gauchão contra o Juventude. O rendimento no confronto, aliado a outros jogos, mas também nos treinamentos, fizeram o camisa 14 perder espaço.
Desde o começo do ano, o clube considera a possibilidade de liberação. Ele já foi especulado em Santos, Goiás, Criciúma e Coritiba, mas nada avançou pela recusa dele em sair da capital gaúcha. Pesa também o desejo de atuar na Série A.
Pela escassez de peças ofensivas e sequência de jogos, Renato vê Nathan como o meia que mais se aproxima do atacante. Sendo assim, ele fez três partidas consecutivas entrando nos minutos finais.
Em contrapartida, o meia já acumula metade da cota possível máxima para transferência na Série A. Caso chegue a sete jogos na competição, não poderá entrar em campo com outra camisa. Assim, o atleta poderá seguir por mais tempo no Tricolor.
O vínculo com Nathan tem duração até o final de 2025. No total, desde a chegada no começo de 2023, ele entrou em campo 36 vezes, fez um gol e deu uma assistência pela equipe. A janela de transferências reabre a partir de 10 de julho e vai até 2 de setembro.