O Grêmio ligou o alerta contra o desgaste físico. Após quatro dias de atividades no CT do Corinthians, os jogadores sentiram o ritmo da volta aos treinos, o que fez o técnico Renato Portaluppi diminuir o volume de trabalhos. A oito dias da partida contra o The Strongest, em Curitiba, pela Copa Libertadores, existe uma preocupação muito grande com a defasagem física em relação aos adversários.
Os primeiros três dias de trabalhos na capital paulista tiveram treinos em dois turnos, com foco na parte física, sob o comando do preparador Mário Pereira. Porém, os atletas sentiram a falta de ritmo, após 14 dias sem atividades. Por isso, a partir desta segunda (20), os treinamentos estão ocorrendo em apenas um turno.
— Demos descanso pela parte da manhã aos jogadores, que estavam muito cansados. Tivemos que começar a baixar o ritmo, pois pegamos pesado no início dos trabalhos. Quinta já teremos jogo-treino (contra a Portuguesa) para não estourar ninguém, vamos reduzir (o volume dos trabalhos) — explicou Renato, em entrevista nesta segunda (20) ao Sportv.
O treinador manifestou ainda preocupação com a defasagem física que o time terá em relação aos adversários e defendeu que, ou o Brasileirão seja paralisado, ou os clubes gaúchos recebam "imunidade" em relação ao rebaixamento.
— A conta para Grêmio, Inter e Juventude vai chgar ali na frente. Como faz com o cansaço, com a parte psicológica e com o ritmo de jogo? Estamos em uma mini-pré temporada, mas os adversários estão com ritmo. Sou 101% para parar o campeonato. Entendo a parte financeira dos clubes, mas o que é mais importante. O dinheiro ou as vidas? Já aviso agora. Aí somos eliminados da Libertadores, não temos resultado no Brasileirão e vamos para a zona do rebaixamento? Não sou contra ou a favor, entendo os clubes da Série B. Mas aí cabe a CBF arrumar uma solução. Que subam os quatro e não cai ninguém. Os clubes gaúchos vão ficar muito para trás — alertou.
A partir desta terça (21), o treinador deve começar a esboçar a equipe para o jogo contra o The Strongest. Na quinta (23), o Grêmio disputará um jogo-treino contra a Portuguesa, no CT da equipe paulista. O treinador terá o reforço do lateral Reinaldo, recuperado de lesão muscular.