Uma das estruturas do Grêmio escapou de danos mais sérios com a inundação. Apesar dos alagamentos em algumas áreas, o CFT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul, ainda apresenta condições de uso. Dois gramados, o alojamento e os prédios que abrigam academia, fisioterapia e área administrativa não foram afetados.
Segundo fontes consultadas por GZH, parte dos campos no CT que abriga as categorias de base ainda está completamente alagada. Mas dois gramados, os que ficam mais perto da entrada e do alojamento, apresentam boas condições e não foram afetados pela água.
A área do estádio e demais campos próximos ainda estão alagados. Mas essas estruturas não são utilizadas com frequência no dia a dia de trabalho. O grande problema para utilização do local é a dificuldade de acesso. A estrada que passa pela BR-290 e BR-116, na região das ilhas, ainda apresenta bloqueios.
Por isso, a direção da base ainda avaliará a reapresentação das categorias de formação. Inicialmente, os jovens voltam aos treinos no dia 27 de maio. Mas será debatida ainda a confirmação.
Os jogadores que moravam no alojamento foram retirados do CFT Hélio Dourado em 6 de maio, para evitar riscos de ficarem ilhados no local com o nível da água ainda subindo na região.