O Grêmio ganhou um reforço de última hora para a decisão contra o Caxias. Villasanti voltou antes do previsto a Porto Alegre e estará à disposição para a partida desta terça-feira (26), às 21h, na Arena. Um retorno que reforça o time com um dos melhores jogadores do grupo, mas que também dá mais uma opção para a comissão técnica pensar o meio-campo ideal do Tricolor de olho na vaga à final do Gauchão.
Villasanti atuaria nesta segunda (23) em um amistoso entre a Rússia e o Paraguai, em Moscou, mas a partida foi cancelada na noite de sexta-feira (22) em função de um ataque a tiros ocorrido na casa de shows Croco City Hall, também na capital russa, e que deixou mais de uma centena de vítimas. Sem nenhum outro compromisso durante a data Fifa, a seleção paraguaia, que treinava na cidade de Socchi, dispensou os atletas e permitiu o regresso dos jogadores aos clubes.
Dividido em dois grupos, o elenco paraguaio se deslocou da Rússia para a Turquia. De Istambul, os jogadores começaram a viagem de retorno aos países de onde eles saíram para o período de treinos e o jogo na Europa. O volante gremista iniciou a viagem ao Brasil ainda no final de semana e tinha chegada a Porto Alegre prevista para a noite de domingo (24), segundo nota publicada no site oficial do clube.
O Tricolor também lamentou o ataque e prestou solidariedade às pessoas atingidas pela tragédia.
A expectativa é de que ele participe sem limitações da atividade no CT Luiz Carvalho e que esteja na escalação titular que enfrentará o Caxias na terça-feira.
— O Villa é um jogador que vem muito bem desde o ano passado, subindo de produção. É um jogador da minha confiança. Ele fará falta, mas temos jogadores que dão conta do recado nessa posição — disse Renato Portaluppi após a vitória sobre o Caxias por 2 a 1 na partida de ida das semifinais.
O retorno de Villasanti permite que o Grêmio possa repetir a equipe titular pela terceira vez consecutiva na temporada. Jogador com mais tempo dentro de campo pelo time em 2024, com 1.049 minutos, o volante retoma seu lutar na equipe para a decisão de uma das vagas à final do Gauchão.
Após começar a última temporada brigando com Pepê e Carballo por um lugar fixo na equipe titular, o paraguaio terminou 2023 em alta. Segundo o Sofascore, Villasanti teve maior média de bolas recuperadas por jogo (8,1 por partida) no último Brasileirão e foi o segundo colocado no ranking de volantes com mais participações em gols na temporada, com sete gols e sete assistências. Mesmo com prioridade para as funções defensivas, só ficou atrás de Luis Suárez e Cristaldo no ranking de jogadores do Grêmio nos quesitos ofensivos.
Além do reconhecimento no Brasil, o volante também foi eleito no Paraguai como um dos destaques do ano. Ele recebeu o prêmio o melhor jogador paraguaio de 2023 em dezembro. O rendimento foi reconhecido pela direção gremista, que acertou a renovação do contrato do jogador por mais dois temporada. Com o vínculo antigo encerrando ao fim deste ano, o meio-campista recebeu um reajuste salarial e teve o contrato ampliado.
Com três participações em Libertadores pelo Cerro Porteño, Villasanti disputará a competição pela primeira vez com a camisa do Grêmio.
— Quero jogar a Libertadores com o Grêmio. É um clube muito grande que disputa todos os torneios que joga e esperamos chegar o mais longe possível na Copa — disse o volante após receber o prêmio de melhor jogador paraguaio da última temporada.