Além de ser vice do Brasileirão pelo Grêmio e destaque como volante no campeonato, Villasanti ganhou uma homenagem no Paraguai. Em votação do jornal ABC Color, o meio-campista gremista foi escolhido o melhor jogador do país em 2023. Em paralelo, o volante definirá em breve se renovará com o Grêmio ou poderá deixar o clube pelo assédio de interessados.
Estavam concorrendo com Villasanti Gustavo Gómez, do Palmeiras, Miguel Almirón, do Newcastle-ING, Julio Enciso, do Brighton-ING e Omar Alderete, do Getafe da Espanha, entre outros. Os votantes foram jornalistas e o público em geral no site da emissora.
O prêmio é tradicional e está na edição 27. O gremista celebrou nas redes sociais uma mensagem de sua mãe pela conquista individual. A publicação ainda registra os números do camisa 20 na atual temporada pelo Grêmio.
O estafe do meio-campista revelou que analisa a proposta de renovação do Tricolor, mas pondera outros interessados do exterior. Acredita-se que as propostas devem chegar na metade de 2024, quando a janela de verão do futebol europeu tende a ser impulsionada.