Ex-jogador do Grêmio, Dorival Júnior tem outro ex-gremista em sua comissão técnica na Seleção Brasileira. Trata-se de Pedro Sotero, de 37 anos. Ele trabalhou na Arena na época em que Tiago Nunes era o comandante tricolor e chegou a dirigir o time em duas partidas, vencendo ambas sem sofrer gol.
Sotero construiu sua carreira nas categorias de base. Por muitos anos, trabalhou nas divisões inferiores do Athlético-PR, galgando espaço desde a sub-11 até a sub-20. Em 2013, foi para o rival Paraná. No ano seguinte, retornou à Arena da Baixada como analista de desempenho. Em 2018, encontrou Tiago Nunes no clube paranaense. Os dois viram afinidades em suas ideias e firmaram parceria. Ambos estiveram juntos, também, no Corinthians e no Grêmio. Entre os dois trabalhos, teve passagem pelo Coritiba.
Ele comandou o Tricolor nas partidas contra o Santa Cruz, pela Recopa Gaúcha, e diante do Brasiliense, pela Copa do Brasil. Nunes e seus demais auxiliares (Evandro Fornari e Kelly) estavam com covid e impossibilitados de estarem à beira do campo.
A estreia foi contra a equipe do Distrito Federal, no jogo de ida da terceira fase. A vitória por 2 a 0 teve gols de Ricardinho e Jean Pyerre. No confronto de volta, Tiago Nunes reassumiu a equipe e conquistou a classificação após empate em 0 a 0. O Grêmio foi eliminado do torneio pelo Flamengo, nas quartas de final.
Entre os dois duelos diante do Brasiliense, Sotero comandou um time de reservas que goleou o Santa Cruz por 3 a 0 e conquistou o título da Recopa Gaúcha de 2021. Os gols foram marcados por Guilherme Azevedo, Léo Pereira e Jhonata Robert.
Depois de trabalhar no Grêmio, ele ainda foi auxiliar técnico no Ceará, no Flamengo e no São Paulo. Nos três clubes, esteve ao lado de Dorival Júnior, que agora o levou à Seleção.