Depois da decepcionante estreia no Brasileirão com a derrota para o Ceará, o Grêmio iniciou sua caminhada em busca do hexa da Copa do Brasil com vitória. Na tarde desta quarta-feira (2), mesmo com mais de 10 baixas por covid-19, lesões e convocações, o Tricolor dominou completamente o Brasiliense e abriu vantagem no confronto válido pela terceira fase. Ricardinho e Jean Pyerre marcaram os gols do triunfo de 2 a 0.
Com o jogo válido pela segunda rodada do Brasileirão contra o Flamengo adiado, o Grêmio terá no próximo domingo a disputa da Recopa Gaúcha diante do Santa Cruz, na Arena. A partida de volta da Copa do Brasil com o Brasiliense está marcada para quinta-feira, dia 10 de junho, em Brasília.
A escalação do Grêmio para enfrentar o Brasiliense teve cinco mudanças em relação ao time que iniciou contra o Ceará. Na Sérvia com a seleção olímpica, Brenno e Matheus Henrique foram substituídos por Paulo Victor e Jean Pyerre. Por opção da comissão técnica, Cortez e Jhonata Robert ganharam as vagas de Diogo Barbosa e Léo Pereira. A última troca se deu pela volta de Kannemann para formar a dupla de zaga com Geromel.
Mesmo com retorno de Jean Pyerre, o esquema 4-1-4-1 foi mantido. Thiago Santos fez a função de primeiro volante, com Lucas Silva à sua direita e Jean Pyerre se movimentando pela esquerda e servindo de apoio para combinações com Cortez e Léo Chú.
O Tricolor nem chegou a colocar um ritmo muito forte na partida e, mesmo assim, criou boas situações nos primeiros minutos. Aos 8, a primeira oportunidade veio em chute de Jhonata Robert, que recebeu de Vanderson e obrigou o goleiro Edmar Sucuri a fazer uma bela defesa. Na sequência, duas chegadas em chutes da entrada da área. Jean Pyerre parou em Sucuri enquanto Lucas Silva tirou tinta do poste direito.
O ritmo que já não era forte caiu ainda mais a partir da metade da etapa inicial. A partida voltou a ter uma jogada perigosa apenas aos 34. Primeiro com o Grêmio, Jean Pyerre cruzou na medida para Jhonata Robert, que, livre, testou para fora. O Brasiliense respondeu dando um susto no time gaúcho. Luquinhas recebeu na área, deu um corte em Geromel e bateu colocado uma bola que passou à esquerda de Paulo Victor.
Grêmio garantiu a classificação na Copa do Brasil
CONFIRA NA COLUNA
Com o intervalo se aproximando, o analista Pedro Sotero, responsável por comandar a equipe gremista diante das baixas de Tiago Nunes e seus auxiliares, ordenou mudança nos extremas. Léo Chú foi para a direita enquanto Jhonata Robert passou para a esquerda.
A alteração deu resultado. Aos 43, Jhonata Robert arrancou da esquerda em direção à área, tocou para Jean Pyerre, que tentou a devolução de calcanhar e a bola sobrou para Ricardinho. O centroavante mostrou o faro artilheiro e bateu sem chances ao goleiro: 1 a 0.
Grêmio jogou o suficiente para ganhar do Brasiliense e deixou pontos positivos e negativos
CONFIRA NA COLUNA
A vantagem do Grêmio foi ampliada logo aos 3 minutos do segundo tempo após um erro bizarro do goleiro Edmar Sucuri. Ele bateu mal o tiro de meta e deu a bola nos pés de Ricardinho. Sucuri até se recuperou ao defender a finalização do centroavante gremista, mas Ricardinho pegou o rebote e tocou para Jean Pyerre, que só teve o trabalho de empurrar ao gol vazio: 2 a 0.
O segundo gol cedo obrigou o Brasiliense a se arriscar para tentar diminuir o prejuízo. A postura do time visitante até rendeu uma boa chance perdida por Diogo aos 15, mas também ofereceu espaços ao Grêmio, que só não fez o terceiro porque abusou das chances perdidas, incluindo um lance inacreditável de Ricardinho aos 19. Ele recebeu um cruzamento de Léo Chú e com o gol completamente aberto fez o mais difícil: acertou o travessão.
Sotero mexeu aos 25 minutos com dois novos jogadores no ataque: Churín e Léo Pereira entraram nas vagas de Ricardinho e Léo Chú. Depois, Bobsin e Guilherme Azevedo foram chamados para os lugares de Lucas Silva e Jhonata Robert.
O jogo, porém, já estava definido. Os gols de Ricardinho e Jean Pyerre garantiram confortável vitória de 2 a 0 para o Grêmio.
Copa do Brasil — 3ª fase (ida) — 2/6/2021
GRÊMIO (2)
Paulo Victor; Vanderson, Geromel, Kannemann, Cortez; Thiago Santos; Jhonata Robert (Guilherme Azevedo, 38'/2ºT), Lucas Silva (Victor Bobsin, 38'/2ºT), Jean Pyerre e Léo Chú (Léo Pereira, 25’/2ºT); Ricardinho (Churín, 25’/2ºT)
Técnico: Pedro Sotero (analista de desempenho)
BRASILIENSE (0)
Edmar Sucuri; Diogo, Badhuga, Gustavo Henrique, Weverton Goduxo (Bolotelli, INT); Lídio, Sandy, Peninha (Jorge Henrique, 43’/2ºT); Didira (Zotti, 33’/2ºT), Zé Love (Romarinho, 33’/2ºT) e Luquinhas (Milton Júnior, 33’/2ºT)
Técnico: Vilson Taddei.
GOLS: Ricardinho (G), aos 43min do 1º tempo; Jean Pyerre (G), aos 3min do segundo tempo
CARTÕES AMARELOS: Vanderson, Jean Pyerre, Lucas Silva (G); Badhuga, Weverton Goduxo, Zé Love, Lídio, Jorge Henrique (B)
ARBITRAGEM: Alexandre Tavares de Jesus, auxiliado por Michael Correia e Carlos Henrique de Lima Filho (trio fluminense)
LOCAL: Arena, em Porto Alegre (RS)
Próximo jogo
Domingo, 6/6/2021 — 10h30min
Grêmio x Santa Cruz
Recopa Gaúcha — Arena