O Grêmio confirmou, nesta segunda-feira (12), que Jhonata Robert precisará passar por nova cirurgia no joelho esquerdo. O jogador de 24 anos sofreu uma lesão em "alça de balde" do menisco medial do joelho esquerdo, segundo boletim divulgado pelo clube.
"A avaliação inicial desta nova lesão, sem relação com as anteriores, indicou a necessidade de procedimento cirúrgico, que será realizado nesta terça-feira, 13 de fevereiro, com Dr. Geraldo Schuck, sob supervisão do médico do Grêmio Dr. Jardel Tessari. O Grêmio atualizará o tempo de recuperação após o procedimento cirúrgico", diz nota divulgada pelo Tricolor.
A lesão foi sentida na reta final do primeiro tempo do empate com o São Luiz, no sábado (10), quando Jhonata Robert tentou tabela com JP Galvão e pisou em falso, desabando no gramado da Arena com dores. Ele deixou o campo chorando, aos 40 minutos do primeiro tempo, e teve de ser substituído por Gustavo Nunes.
O atleta havia tido um estiramento no mesmo joelho há cerca de duas semanas. Porém, a lesão anterior não havia sido grave e o jogador pôde voltar ao time em menos de duas semanas.
Histórico de lesões
Formado na base do clube, Jhonata passou por duas graves lesões desde que voltou ao Grêmio após empréstimos ao Cruzeiro e ao Famalicão, de Portugal, nos anos de 2020 e 2021. Ele rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo duas vezes.
A primeira ruptura aconteceu na pré-temporada de 2022, durante um treino em janeiro. A segunda, após o retorno de Renato ao clube. Na derrota para o Sampaio Corrêa, no dia 30 de setembro, o jogador ficou em campo por 14 minutos e voltou a sofrer a lesão.
Ele passou por um novo procedimento cirúrgico e ficou mais de um ano sem jogar, voltando à campo somente nesta temporada, contra o São José. No dia seguinte, sofreu um estiramento ligamentar no joelho esquerdo durante o jogo-treino contra o Sindicato dos Atletas. Após 10 dias de recuperação, o meia-atacante foi liberado pelo departamento médico.
No sábado, ele ficou à disposição de Renato Portaluppi e foi escalado entre os titulares no empate com o São Luiz, mas permaneceu apenas 40 minutos em campo.