A passagem de Luis Suárez pela Arena faz com que o Grêmio pense alto na hora de buscar um novo herdeiro para a camisa 9. Prova disso é o interesse demonstrado no camaronês Vincent Aboubakar, que atualmente defende o Besiktas, da Turquia.
O jogador de 31 anos, que marcou o gol de Camarões na vitória de 1 a 0 sobre o Brasil, na fase de grupos da última Copa do Mundo do Catar, em dezembro de 2022, foi um dos nomes que a diretoria gremista buscou informações recentemente. Além dele, o clube fez proposta por Rogelio Funes Mori, do Monterrey, do México, e avaliou a situação de Edilson Cavani, do Boca Juniors, que foi oferecido ao clube.
Revelado no Cotonsport, de Camarões, Aboubakar defendeu Valenciennes e Lorient, na França, Porto, em Portugal, e Al-Nassr, na Arábia Saudita. Na Turquia, vive sua segunda passagem pelo Besiktas. A primeira foi entre 2016 e 2017, e a segunda desde o ano passado. De lá para cá, fez 38 jogos, marcou 24 gols e deu cinco assistências.
Apesar do interesse gremista, o negócio é visto na Arena como muito complexo por se tratar de um jogador de estatura mundial e por ter contrato em vigor até 2025. Contudo, a situação vivida por ele no clube turco atualmente gera uma expectativa.
Polêmica na Turquia
De acordo com a imprensa turca, o centroavante foi afastado do elenco com outros quatro companheiros e é citado em uma possível lista de dispensa para 2024. A situação ocorreu no início de dezembro, quando, conforme noticiado, o atleta teria aproveitado a parada de data Fifa para viajar a Paris e, sem o consentimento dos dirigentes, realizou um tratamento capilar que o impediria de cabecear bolas durante treinamentos.
Diante dos rumores, o próprio atleta divulgou um comunicado em suas redes sociais, desmentindo as informações: "Vamos parar com as acusações agora. Não fiz nenhum tratamento durante esta temporada. Tratei do meu cabelo no verão, depois da última temporada terminar e antes da pré-temporada começar. Não tive nenhuma discussão ou comportamento indisciplinado com ninguém do clube nesta temporada. Nada! Marquei 11 gols e fiz três assistências até agora nesta temporada. Na segunda metade da temporada passada, marquei 13 gols. E, acima de tudo, dou sempre o meu esforço e concentração pela equipe, a cada minuto do contrato. O clube já reavaliou a situação e me enviou um e-mail para confirmar minha integração… Então, parem por favor com acusações falsas, que podem ser alvo de ações legais e me deixem fazer o meu trabalho."
Apesar das negativas, desde que o episódio veio à tona, Aboubakar não foi sequer relacionado para os jogos contra o Lugano, na Suiça, pela Europa Conference League, e contra o Alanyaspor, pelo Campeonato Turco, disputado na tarde desta quinta-feira (21).