Após a vitória emblemática por 4 a 3 sobre o Botafogo, que colocou o Grêmio de vez na briga pelo título do Brasileirão, a sexta-feira (10) tricolor foi marcada mais por trabalho do que por comemoração. Logo após retornar do Rio de Janeiro, por volta das 13h, a delegação deslocou-se imediatamente para o CT Luiz Carvalho, onde o técnico Renato Portaluppi comandou um treinamento de olho no jogo contra o Corinthians, domingo (12), às 16h, na Arena.
Herói e autor de três gols no jogo de quinta-feira (11), em São Januário, o atacante Luis Suárez teve uma logística diferenciada. Por conta do aniversário da sua esposa, o uruguaio retornou em voo comercial na primeira hora da manhã desta sexta (12), acompanhado apenas do chefe de segurança do Grêmio, Luís Fernando Cardoso, o Fernandão. O restante do grupo, por sua vez, embarcou apenas no final da manhã.
Apesar disso, Suárez compareceu normalmente ao treino no CT Luiz Carvalho, marcado para as 13h. O uruguaio e os demais titulares realizaram apenas um trabalho regenerativo na academia e, depois, foram liberados. Afinal, a concentração para o jogo de domingo, contra o Corinthians, terá início já nesta sexta, às 22h30min.
No campo, estiveram presentes apenas os atletas que não atuaram contra o Botafogo, com exceção de Gustavo Martins e João Pedro Galvão, que estiveram em campo por poucos minutos. A principal baixa do trabalho foi lateral Reinaldo, que permaneceu no Rio de Janeiro para ser julgado no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por conta da expulsão contra o Athletico-PR — o atleta acabou pegando apenas um jogo, já cumprido, e poderá atuar normalmente contra o Corinthians.
Durante o treino, chamou atenção a presença de Pedro Geromel. Entregue ao departamento médico, o zagueiro apareceu no campo em meio à atividade e conversou por cerca de 30 minutos com o técnico Renato Portaluppi. O defensor não deve atuar mais em 2023.
O time para o jogo contra o Corinthians deve ser definido apenas no treino da manhã deste sábado (11). Como não tem novos desfalques, Renato pode repetir a equipe que venceu o Botafogo, a menos que algum titular acabe apresentando sinais de desgaste.