Na terça-feira (15), o Grêmio passou a ser o único representante gaúcho na Copa do Brasil sub-20 ao eliminar o Inter nos pênaltis, após empate em 1 a 1 no tempo normal da partida disputada no Beira-Rio.
No domingo (20), o time do técnico Airton Fagundes enfrenta o Juventude, no jogo de volta da final do Gauchão da categoria. Na ida, vitória gremista por 5 a 2. GZH apresenta, a seguir, três destaques tricolores do Gre-Nal e que o torcedor gremista precisa ficar de olho, pois em um futuro próximo podem figurar com alguma frequência no elenco principal.
Rubens
Se os cerca de 500 gremistas que foram ao Beira-Rio queriam ver Zinho, se encantaram com Rubens. O jogador que foi utilizado por Renato Portaluppi em algumas ocasiões até teve um par de lampejos, mas nada além disso. Rubens entrou para mudar a cara de um jogo que caminhava para o 0 a 0.
Atacante canhoto, ele entrou na etapa final e levou ampla vantagem sobre a defesa colorada. Rabiscou para cá, rabiscou para lá. De baixa estatura, utilizou sua habilidade e sua velocidade para superar a defesa. Foram dois lances de destaque. No primeiro, parou no goleiro. No segundo, cobrou o pênalti que deixou o Grêmio em vantagem próximo do fim do jogo. Na decisão por pênaltis, converteu a sua cobrança, a primeira da disputa.
Aos 20 anos, Rubens está em seu último ano como júnior. Ele foi utilizado duas vezes no Gauchão, totalizando 73 minutos em campo. Na estreia como profissional, entrou aos 27 minutos do segundo tempo da partida contra o São Luiz. Depois, esteve em campo nos 45 minutos finais diante do Ypiranga. Os dois jogos terminaram em 0 a 0.
Nathan Fernandes
Nathan, mais um Nathan na vida gremista, decidiu o Gre-Nal pelo Gauchão sub-20 deste ano. Na terça-feira, foi a principal válvula de escape do ataque gremista. Começou jogando pelo lado direito, depois inverteu o posicionamento com Zinho. Seus melhores momentos foram pelo flanco canhoto. Por ali, levou vantagem sobre o lateral colorado, criando as principais situações de perigo do Grêmio no primeiro tempo.
No segundo tempo foi substituído em um momento em que o adversário tinha maior volume de jogo. No período em que esteve em campo, mostrou-se um jogador de bom domínio de bola e liso. Como tem apenas 18 anos, tem bastante evoluir até se tornar uma alternativa mais constante no elenco principal. Em junho renovou o seu contrato com o clube até 2028.
Renato utilizou o meia-atacante em três oportunidades no Brasileirão. Foram 27 minutos em campo, espalhados pelos segundos tempos das confrontos contra Athletico-PR, América-MG e Goiás. O Tricolor venceu os dois primeiros e empatou o segundo.
Gustavo Gomes
Outro jogador que saiu do banco de reservas para encorpar o Grêmio ofensivamente. Foi ele quem sofreu o pênalti cobrado por Rubens. Esguio, é um jogador leve e ágil. Essa mistura o fez chegar na frente do zagueiro eFl ser derrubado pelo goleiro colorado.
A notícia mais importante é que ele tem somente 17 anos. Nesse primeiro ano na categoria sub-20, tem sido alternativa para o decorrer das partidas. Mesmo assim, marcou três gols, dois deles nas semifinais do Gauchão contra o São José.