Os torcedores gremistas que foram o Estádio 19 de Outubro ou acompanharam pela transmissão da RBS TV a partida contra o São Luiz neste sábado (18) de Carnaval não viram um Grêmio em ritmo de bom samba. A equipe reserva escalada por Renato Portaluppi mostrou dificuldades ofensivas e ficou no 0 a 0 com o antepenúltimo colocado do Gauchão.
O empate acabou com o 100% de aproveitamento do Grêmio na temporada, mas ainda deixa o clube em confortável situação no Estadual. Já classificado para a semifinal, o Tricolor mantém seis pontos de vantagem para o vice-líder Inter.
O Grêmio voltará a campo no próximo sábado para receber o Novo Hamburgo, na Arena, no último compromisso antes da estreia na Copa do Brasil. O confronto com o Campinense está marcado para o dia 1º de março, no Estádio Mané Garrincha, de Brasília.
O time reserva que Renato Portaluppi mandou a campo no 19 de Outubro teve atrações além da estreia de Vina. Os jovens Natã e Cuiabano ganharam as primeiras oportunidades na temporada, assim como o lateral contratado do Porto João Pedro. O goleiro Adriel recebeu sequência e também três velhos conhecidos da torcida estiveram entre os 11 iniciais: os volantes Villasanti e Thiago Santos e Thaciano, que atuou adiantado no meio-campo. Thiago Santos carregou a faixa de capitão, em uma clara demonstração de confiança de Renato em sua capacidade de liderança no elenco.
O Grêmio iniciou a partida tendo sucesso ao pressionar a saída de bola do São Luiz. Foram três boas chances de gol com Vina em 14 minutos. Aos 3, ele bateu falta perto do gol após Gabriel Silva ter sido derrubado por Felipe Guedes na entrada da área. Depois, Vina aproveitou o erro na saída do goleiro Pablo, que se recuperou e fez a defesa. A outra veio com Villasanti chutando cruzado. Pablo deu rebote, e Vina mandou por cima do gol.
O início animador não se confirmou em um jogo de domínio tricolor. Após os sustos iniciais, o São Luiz adotou uma postura mais cautelosa. A equipe da casa deixou de lado a estratégia de tentar sair jogando de sua defesa e entregou o controle da posse de bola para o Grêmio. Com linhas baixas, os mandantes conseguiram fechar os espaços diante de um time gremista que atacava de forma lenta.
Vina e uma gurizada ousada salvaram o Carnaval do Grêmio
Confira na coluna
Raras oportunidades aparecem pelo lado esquerdo nos avanços de Cuiabano. O lateral-esquerdo até acertou um chute perigoso de pé direito, mas Pablo mandou para escanteio. O São Luiz ameaçou apenas uma vez, em falta batida por Márcio Goiano, que serviu apenas para mostrar que Adriel estava atento. Após as oportunidades perdidas nos primeiros minutos, o Tricolor fez pouco para merecer um placar melhor que o 0 a 0.
Apesar de ter oferecido boa opção ofensiva pelo setor esquerdo, Cuiabano não voltou para o segundo tempo. O garoto, que estava amarelado, deu lugar a Diogo Barbosa. Na mesma faixa do campo, Fabiano Daitx sacou Jhonn Lennon para entrada de Maurício.
A etapa final começou com os dois times chegando com perigo. Aos 6, Thiago Santos subiu completamente sozinho em escanteio batido por Vina e cabeceou perto do gol. A resposta do São Luiz veio quatro minutos depois em contra-ataque puxado por Maurício. Ele tocou para Ygor Vinícius, que chutou cruzado e parou em defesa de Adriel.
Em ritmo de carnaval, Grêmio desafinou em Ijuí
Confira na coluna
O início animado do segundo tempo foi apenas uma falsa impressão de que o jogo seria mais emocionante na volta do intervalo. Logo, a partida voltou a ter o ritmo da maior parte da etapa inicial, o Grêmio tendo a posse, mas bom lentidão na troca de passes diante de um São Luiz satisfeito com o empate.
Aos 27, Renato Portaluppi promoveu a estreia de mais um jovem. Um dos destaques da equipe que disputou a Copa São Paulo de Futebol Júnior, em janeiro, Rubens entrou no lugar de Gabriel Silva.
Aos 39, outros garotos da Copa SP entraram. Zinho e Kauan Kelvin foram as opções por Galdino e João Pedro. Pouco tempo para mudar algo na partida. Carente de entrosamento, o Tricolor ficou mesmo no 0 a 0 com o São Luiz, que segue sua briga contra o rebaixamento.
Gauchão — 8ª rodada — 18/2/2023
SÃO LUIZ (0)
Pablo; Mizael, Wesley, Ricardo Talheimer, Márcio Goiano; Felipe Guedes (David, 32’/2ºT); Jhonn Lennon (Maurício, INT), Paulinho Santos, Álvaro (Éderson, 6’/2ºT) , Ygor Vinícius (Negueba, 32’/2ºT); Édipo (Lucas Sampaio, 47’/2ºT).
Técnico: Fabiano Daitx.
GRÊMIO (0)
Adriel; João Pedro (Zinho, 39’/2ºT), Gustavo Martins, Natã, Cuiabano (Diogo Barbosa, INT); Thiago Santos, Villasanti; Thaciano, Vina, Gabriel Silva (Rubens, 27’/2ºT); Everton Galdino (Kauan Kelvin , 39’/2ºT).
Técnico: Renato Portaluppi.
CARTÕES AMARELOS: Rafael Goiano, Álvaro, Pablo (S); Cuiabano, Natã, Galdino (G)
PÚBLICO: não informafo
RENDA: não informado
ARBITRAGEM: Rafael Rodrigo Klein, auxiliado por Fabricio Lima Baseggio e Cassio Pires Dornelles.
Local: Estádio 19 de outubro, em Ijuí
Próximo jogo
Sábado, 25/2 - 20h
Grêmio x Novo Hamburgo
Arena - Gauchão (9ª rodada)