O Gre-Nal pela Copa do Brasil sub-20 parecia que seria decidido nos pênaltis e foi, mas por um caminho tortuoso. O jogo da noite desta terça (15) se arrastava para o 0 a 0 e precisaria das cobranças para definir quem iria para a segunda fase, ja que o duelo no Beira-Rio era um confronto único. Aos 36 do segundo tempo, o Grêmio saltou em cobrança de pênalti na frente no Beira-Rio. Nos acréscimos, em um golaço, o Inter empatou. A decisão foi mesmo para o desempate, com os gremistas levando a melhor por 5 a 3.
Rubens, autor do gol gremista, abriu a contagem para o Tricolor. O mesmo destino tiveram Jefinho, José Guilherme, Gustavo Gomes e Pedro Clemente, responsável pelo chute a classificação. Lucca, que marcou um golaço, fez o seu. O mesmo aconteceu com Enzo, filho de Fernandão, e Samuel. Riquelmy parou no goleiro Cássio.
Mas antes que as cobranças fossem utilizadas como meio de desempate, Rubens resolveu o confronto contra o Inter, pela primeira fase da competição. No Beira-Rio, em um chute preciso, em que deslocou o goleiro Kauan Jesus, fez o 1 a 0 aos 36 minutos do segundo tempo em confronto único que definiu qual gaúcho avança de etapa.
A importância do clássico de uma temporada até aqui de frustrações nacionais na categoria. Os dois times baixaram jogadores do elenco principal. O lado colorado contou com atacante Lucca, importante na fase de grupos da Libertadores. Os gremistas tiveram em campo o volante Mila, o meia Nathan Fernandes e o atacante Zinho.
Se o primeiro tempo pudesse ser dividido em duas partes, a primeira teria sido do Inter. A segunda do Grêmio. E no fim perdurou o 0 a 0 pelos 45 minutos. O lance de maior perigo saiu aos 42 minutos. Zinho arrancou pela esquerda e centrou. O centroavante Pedro Clemente se antecipou à defesa e tocou para a rede. O impedimento foi marcado anulando o lance. A condição parecia ser legal. Sem VAR, a decisão de campo permaneceu.
Antes desse lance, o time visitante tinha construído outra boa oportunidade. Nathan Fernandes chutou cruzado para defesa de Kauan Jesus, aos 29. Foi a jogada que marcou o início da superioridade gremista.
Até então, o domínio era colorado, embora com chances menos claras. A melhor delas teve chute do lateral-esquerdo Rangel afastado pela zaga próximo da linha do gol. Os donos da casa iam ao ataque sobretudo nas jogadas puxadas pelo atacante Jhonatan Kauan. O restante da produção ofensiva colorada se deu em ataques que não terminaram em finalização ou geraram arremates de longa distância sem maiores consequências.
Parecia que o placar zerado não escorreria por muito tempo na etapa final. Com quatro minutos, cada time teve uma boa oportunidade para marcar. Cássio salvou arremate cruzado do lateral Evertow. Dois lances depois, Cheron, após ataque criado por Zinho, parou no goleiro.
Só que os lances de perigo cessaram até os 26 minutos quando Moretti arriscou de fora, com a bola passando rente a trave. Gol só aos 36 minutos. Rubens cobrou pênalti sofrido por Gustavo Gomes e fez 1 a 0. Nos acréscimos, Lucca chapelou o zagueiro e, de voleio, fez um golaço para igualar o placar.
O adversário gremista na próxima fase será conhecido na quarta-feira (16), quando o Athletico-PR recebe o Ceu ABC-MS, a partir das 15h. Antes, no domingo (20), o Tricolor decide o Gauchão da categoria, após ter vencido o Juventude por 5 a 2 na ida. Para o Inter, é fim de temporada.
Copa do Brasil Sub-20 — 1ª fase — 15/8/2023
Inter (1)(3)
Kauan; Evertow (Marcelo, 26’/2ºT, depois Vincius Souza, aos 44’/2ºT), Samuel, Luan e Rangel; David (Wesley, 30’/2º), Moretti, Gustavo Prado (Riquelmy, 30’/2º) e Matteo (Lukayan, 30’/2ºT); Jhonatan Kauan e Lucca. Técnico: João Miguel
Grêmio (1)(5)
Cássio; Igor, João Ramos, Viery e Wesley Costa (Jefinho, 28’/2ºT); Mila (Araújo, INT), Hiago (Caio Araújo, 35’/1ºT); Zinho (Rubens, 14’/2ºT), Cheron (José Guilherme, 28’/2ºT) e Nathan Fernandes (Gustavo Gomes, 14’/2ºT); Pedro Clemente. Técnico: Airton Fagundes
GOLS: Rubens, aos 36min, e Lucca, aos 50min do 2ºT
PÊNALTIS: Fizeram: Rubens, Jefinho, José Guilherme, Gustavo Gomes e Pedro Clemente (G); Luca, Enzo, Samuel (I); Errou: Riquelmy (I)
CARTÕES AMARELOS: Evertow e Luan (I); Cássio e Araújo (G)
CARTÃO VERMELHO: Luan (I)
PÚBLICO: 2.108 (1.660 pagantes)
RENDA: R$ 9.560
LOCAL: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre
ARBITRAGEM: Jonathan Giovanella Vivian, auxiliado por Gustavo Marin Schier e Juarez de Mello Junior (trio gaúcho)