Não era bem a final que o torcedor jaconero imaginava. O Juventude chegou à decisão do Gauchão Sub-20 com boas credenciais. Na campanha alviverde na competição, o time do técnico Filipe Dias havia deixado para trás um dos favoritos ao título, o Inter, nas quartas de final. Mas diante do invicto Grêmio, no jogo de ida da final, a equipe alviverde fez um primeiro tempo irreconhecível, sofreu quatro gols, descontou na segunda etapa, mas saiu do gramado do Alfredo Jaconi com uma dura derrota de 5 a 2, na tarde de sábado (12).
O jogo de volta acontece no próximo domingo, dia 20, às 11h no CT Hélio Dourado. Para ter chances de conquistar o quinto título do Campeonato Gaúcho Sub-20, o Juventude terá que vencer o Tricolor no tempo normal por quatro gols de diferença. Se vencer por três, a decisão da taça irá para a disputa de pênaltis.
Goleada começou cedo
O Grêmio abriu o placar logo aos dois minutos. Rubens acertou o ângulo do goleiro Ronald. A resposta alviverde foi com a conclusão de Tomi Monteriori, de fora da área, que Cássio defendeu. Aos 21, em cobrança de pênalti, Pedro Clemente ampliou para o Tricolor no Alfredo Jaconi.
Quatro minutos depois, Cheron aproveitou rebote da bola que tocou na trave e fez 3 a 0 para os visitantes. E o quarto não demorou muito pra chegar. Em chute de fora da área, o Grêmio marcou, com o zagueiro Viery, aos 37.
O Juventude teve uma penalidade a seu favor quatro minutos depois. Na cobrança, o artilheiro alviverde Vitor Gonçalves chutou no ângulo de Cássio e descontou.
Logo no começo do segundo tempo, a equipe de Filipe Dias deu sinais de que poderia reagir e marcou o segundo logo aos dois minutos. O lateral-esquerdo Da Rocha chutou forte e o goleiro Cássio não conseguiu defender. Mas nem deu tempo para comemorar. Um minuto depois, o artilheiro do Estadual Pedro Clemente, marcou seu décimo gol na competição e definiu o placar para o Grêmio: 5 a 2.