Tetracampeão do Campeonato Gaúcho Sub-20 (2001/2010/2013/2016), o Juventude inicia a disputa pelo Penta neste sábado (12). A equipe do técnico Filipe Dias enfrenta o Grêmio a partir das 15h no Estádio Alfredo Jaconi.
O Juventude chegou na final depois de deixar pra trás o Monsoon nas semifinais. Foram duas vitórias alviverdes, por 3 a 1 e 2 a 0. O Ju volta a disputar uma final da categoria depois de sete anos. O Verdão ainda assegurou vaga à Copa do Brasil de 2024. O clube chegou à decisão após oito vitórias, dois empates e apenas uma derrota na competição. O único revés aconteceu para o Inter, na partida de ida das quartas de final (2 a 1). Mesmo assim, o Verdão derrotou o Colorado na volta, por 1 a 0, e tirou um dos favoritos ao título nas cobranças de pênaltis.
O goleiro Ronald é um dos destaques da equipe. O atleta foi decisivo na classificação sobre o Inter ao defender três cobranças. O time tem caras conhecidas do torcedor por serem atletas que já transitaram na equipe principal. Casos do lateral-esquerdo Da Rocha, do volante Gehring e do centroavante Vitor Gonçalves. Gehring inclusive é o capitão da equipe alviverde. Já o camisa 9 é o artilheiro do clube na competição com cinco gols.
Sem suspensos, os únicos desfalques continuam sendo o zagueiro Maiquel e o meio-campista Leonardo, lesionados. O Verdão deve entrar em campo no Alfredo Jaconi com: Ronald; Felipe, Abner, Karan e Da Rocha; Gehring, Matheus, João Trevisol (Luiz Henrique) e Yuri; Rodrigo e Vitor.
Os ingressos para o primeiro jogo da final estão à venda ao valor de R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada). Os portões do Alfredo Jaconi abrem às 14h.
Tricolor está invicto
O time do técnico Airton Fagundes realiza uma campanha quase perfeita no Estadual da categoria. É a melhor equipe da competição, por isso decide a partida final em casa.
Na fase classificatória, foram sete jogos e sete vitórias, com 25 gols marcados e apenas três sofridos. Nas quartas, a equipe eliminou o São Luiz com duas vitórias. Primeiro, em Ijuí, 3 a 2, com três gols nos primeiros 24 minutos do jogo. Na volta, resultado elástico (5 a 0), com três gols do centroavante Pedro Clemente.
Contra o São José, pela semifinal, o Grêmio garantiu a classificação praticamente no jogo de ida. No Passo D'Areia, venceu o Zeca por 3 a 0. Depois, jogando em casa, empatou em 1 a 1, mas mesmo assim conseguiu garantir a vaga na decisão.
O elenco gremista também conta com atletas que já integraram o elenco profissional durante a disputa do Gauchão, casos de Pedro Clemente, Rubens e João Pedro. O primeiro é o artilheiro do Estadual sub-20, com oito gols.
A provável equipe deverá ter: Cássio; Luiz Eduardo, João Pedro, Viery (João Lima) e Wesley; Ronald, Caio e Hiago; Nathan Ribeiro, Rubens e Pedro Clemente.
A arbitragem da partida será de Edimilson Fernando dos Santos da Luz, auxiliado por Natan Borges dos Santos e Matheus Oliveira Costa Leite. O segundo e decisivo duelo da final está marcado para domingo, dia 20, às 11h, no CT Hélio Dourado.