Descontente com as últimas atuações do Grêmio, o técnico Renato Portaluppi levantou a possibilidade de fazer alterações na equipe titular para a sequência da temporada. Na última entrevista coletiva, no domingo (6), o treinador disse que "o grupo deu uma inchada" e que "a fila vai andar".
Bitello, Ferreira e Nathan são os jogadores que podem perder espaço. Por uma série de motivos, porém, a maior parte das mudanças não deve acontecer imediatamente contra o Fluminense, no próximo domingo (13).
No papel, o elenco ficou mais recheado a partir da chegada de seis reforços na última janela de transferências. Iturbe e Besozzi já jogaram, mas ainda não se destacaram para aparecer entre os 11 iniciais. Caíque está à disposição, mas Grando é o titular no gol. Luan deve reestrear pelo clube somente no final de agosto.
O zagueiro Rodrigo Ely e o atacante João Pedro Galvão, os dois últimos desta lista, devem ser relacionados pela primeira vez no domingo (13). A defesa não deve sofrer alterações, mas o segundo atleta se credencia como possível titular. No treino de quarta (9), ele atuou ao lado de Luis Suárez, como um segundo atacante, mas também pelo lado. Apesar de treinar normalmente, Galvão não atua desde 4 de junho, pelo Fenerbahçe, o que pode deixá-lo no banco de reservas.
O grupo "inchado" também se deve a outros nomes que devem ficar à disposição em breve após passagens pelo departamento médico. Pepê e Geromel já trabalham com o grupo sem limitações, mas existe cautela pelos retornos, ainda mais para começar uma partida. Cristaldo, Kannemann e Galdino correm no gramado. Os quatro primeiros, quando estiverem em condições de jogo, devem retomar as condições de titulares.
Contra o Fluminense, portanto, o técnico ainda não deve modificar muito a equipe. Dependendo dos próximos treinamentos, João Pedro Galvão se apresenta como possibilidade em uma das vagas de Bitello, Ferreira e Nathan.
A equipe também pode sofrer alterações por motivos médicos. O zagueiro Bruno Uvini, com desgaste físico, ainda não treinou na semana, enquanto o lateral-direito João Pedro deixou a atividade de quarta (9) mais cedo.
Grêmio e Fluminense se enfrentam no domingo (13), às 16h, na Arena, pelo Brasileirão. Renato ainda comanda mais três trabalhos com o grupo antes da partida.