O treino do Grêmio da tarde desta quarta-feira (9) foi comandado por Renato Portaluppi, que estava no Rio de Janeiro e foi ausência na atividade de terça (8). Sob chuva, frio e vento, o elenco fez um coletivo em campo reduzido com um retorno e dois desfalques.
O meia-atacante Jhonata Robert não participou da atividade porque sofreu um edema na coxa esquerda. Ainda não há previsão de liberação do departamento médico. O zagueiro Bruno Uvini, com desgaste físico, ficou na academia.
Por outro lado, o treinador teve o volante Pepê, recuperado de lesão, durante toda a atividade. Todos os últimos reforços também participaram normalmente do treino.
Inicialmente, o elenco foi dividido em dois e, para marcar "gols", era necessário derrubar um cone com a bola. Depois, a comissão técnica coordenou uma atividade de contra-ataque, com três jogadores ofensivos enfrentando dois defensores.
Já no coletivo, um dos times tinha Gabriel Grando; Milla, Rodrigo Ely, Gustavo Martins e Cuiabano; Carballo e Bitello; Nathan, João Pedro Galvão e Ferreira; Suárez. No outro, estavam: Caíque; Fabio, Geromel, Bruno Alves e Reinaldo; Ronald e Villasanti; Iturbe, Luan e Besozzi; André Henrique. Pepê foi o coringa, enquanto o lateral-direito João Pedro deixou o treino mais cedo.
Uma novidade foi o avanço na recuperação de Walter Kannemann. O zagueiro correu pelo gramado pela primeira vez desde que fraturou a mão direita, no final de julho, com uma proteção no local. Ainda não existe previsão para que o argentino fique à disposição para uma partida. Ele se juntou a Cristaldo e Galdino nas corridas.
Para a partida de domingo (13), contra o Fluminense, existem ainda algumas indefinições. Na última entrevista coletiva, Renato afirmou que a "fila vai andar" ao comentar algumas atuações individuais, sem citar nomes. O treinador disse que o grupo está inchado, com opções, já que o clube fez contratações e outros atletas estão voltando do departamento médico.
João Pedro Galvão e Rodrigo Ely, recém-chegados, são possibilidades de estreia no jogo contra os cariocas. Ambos faziam pré-temporada na Europa e, se aprovados pela comissão técnica durante a semana, podem ficar à disposição.
O time pode ter também os retornos de Geromel e Cristaldo. O zagueiro está se adaptando às cargas do treino e sua volta é tratada com cautela, embora já esteja clinicamente recuperado. O meia argentino está em fase final de recuperação de lesão e pode ser novidade no próximo jogo, mas sua presença é mais provável contra o Flamengo, na quarta (16), pela Copa do Brasil.