A briga do Grêmio pelo retorno à Série A está em seus capítulos finais. Mesmo com as oportunidades desperdiçadas recentemente, o acesso matemático pode se confirmar nesta rodada, ainda que não dependa apenas do resultado contra o Náutico. Será necessário vencer nos Aflitos e torcer para que nenhum dos outros rivais diretos ganhe seus confrontos. O que ajuda as pretensões gremistas é que a 36ª rodada coloca boa parte dos envolvidos frente a frente.
Dos oito times brigando pelas três vagas restantes, o Cruzeiro já confirmou o acesso e o título da Série B, a vantagem está em posse dos atuais membros do G-4. Grêmio e Bahia, com 97,6% e 96,1% chances de subir, respectivamente, estão em situação confortável. Mesmo o Vasco, que está três pontos à frente do Sport, também tem ampla vantagem nas projeções feitas pela Universidade de Matemática de Minas Gerais. Os cariocas conseguem o acesso em 77,9% das simulações feitas.
Náutico x Grêmio
Com 58 pontos em 35 rodadas disputadas, o Grêmio confirma o acesso matemático com uma vitória sobre o Náutico e a seguinte combinação de resultados: Sport, Sampaio Corrêa e Criciúma não vençam. As oscilações que a equipe enfrenta desde o início da Série B são o motivo de maior preocupação dos torcedores para a decisão deste domingo. Mesmo que o confronto tenha um Náutico praticamente rebaixado para a terceira divisão, o histórico da equipe como visitante e o histórico na competição apontam que a partida pode ser mais difícil do que a comparação das posições na tabela aponte.
Será a segunda vez na competição que o Grêmio enfrentará o lanterna. No dia 29 de maio, em partida válida pelo primeiro turno, o Tricolor foi até o Serra Dourada com esperança de vencer o Vila Nova e encerrar o momento de dificuldades na Série B. Mas como fez em toda a competição decepcionou como visitante e empatou em 0 a 0 com o adversário.
O Náutico está na beira do precipício da Série C. Após a goleada por 6 a 0 aplicada pelo Novorizontino na última rodada, maior derrota dos últimos 39 anos do clube pernambucano, a direção de futebol renunciou e o presidente Diógenes Braga afirmou que iniciou o planejamento para a próxima temporada.
Vasco x Criciúma
Em quarto lugar, com 56 pontos, o Vasco tem situação confortável. Depende apenas das próprias forças, e tem o confronto direto contra o Criciúma, 52 pontos, para dar um passo importante para o acesso nesta rodada da Série B. Neste sábado, às 16h30min, as equipes entram em campo em São Januário. E o fator local é o grande aliado na luta pelo acesso da equipe carioca. O time está invicto dentro de casa na competição. Dos 17 jogos no Rio, venceu 11 e empatou seis.
Em momento decisivo, o Vasco vem de uma série de quatro jogos sem perder. O problema que o clube leva das confusões no jogo contra o Sport é a perda de Raniel, artilheiro da equipe com 10 gols marcados. O centroavante foi expulso no duelo.
O Criciúma alcançou o objetivo mais importante da temporada. Além de não correr riscos de queda na Série B, e ter garantido o retorno à elite do futebol catarinense, o time também chega ao final do ano com possibilidades de brigar pelo acesso. A situação é complicada, mas uma vitória no Rio de Janeiro coloca a equipe de vez na briga.
Londrina x Sport
Os dois times perderam um pouco de ânimo pelos tropeços contra adversários diretos recentemente. O Londrina era o principal concorrente pelo G-4 até o mês de agosto, mas perdeu fôlego após uma série de resultados negativos nos meses de setembro e outubro. Mesmo que tenha vencido o CSA na última rodada, conseguiu apenas uma vitória nos outros jogos do período.
Em nono lugar, com 50 pontos, o Londrina precisa vencer o jogo deste sábado, às 16h30min, para ainda ter chances de brigar por uma das três vagas restantes à Série A. No caso do Sport, a situação para a partida é uma busca por remobilização. Após ficar em vantagem no confronto direto contra o Vasco até os 44 minutos do segundo tempo, os pernambucanos tentam deixar os acontecimentos recentes de lado neste momento. Em quinto lugar, com 53 pontos, o Leão seca o Vasco contra o Criciúma para empatar em pontos com o rival carioca.
Enquanto inicia a preparação para as últimas três rodadas da Série B, o Sport divide sua atenção com fatos extracampo. O clube aguarda a manifestação do STJD para saber qual será a pena imposta pelo tribunal por conta dos acontecimentos registrados após o gol do Vasco na última rodada. A tendência é de que o clube receba uma punição pesada por conta da invasão dos torcedores ao gramado e os atos de violência registrados contra membros das forças de segurança.
Ituano x Sampaio Corrêa
É o clássico dos desesperados por um lugar no G-4. O Ituano foi goleado pelo Criciúma na última rodada e perdeu a oportunidade de ser o principal rival pela classificação. Após a derrota, os paulistas terminaram a 35ª rodada com 51 pontos e dependendo de um aproveitamento de 100% nas últimas três rodadas para ter chances de terminar entre os classificados.
No caso do Sampaio Corrêa, que soma 52 pontos, a briga é por quebrar um histórico construído por toda a Série B. O time não consegue pontuar no nível necessário como visitante. Em 17 jogos longe do Maranhão, venceu apenas uma vez, empatou seis partidas e perdeu 10 vezes. Se não vencer o confronto direto contra o Ituano, fica para trás no bloco de clubes que ameaça o G-4.