O ponto conquistado pelo Grêmio no empate contra o Bahia na Arena neste domingo (16) aproximou a equipe gaúcha do sonhado acesso para a Série A do Brasileirão. Na vice-liderança com 58 pontos, o Tricolor pode entrar em campo no próximo domingo contra o Náutico, em Recife, com a chance matemática de subir caso vença o jogo no Estádio dos Aflitos.
Como o confronto contra os pernambucanos fecha a 36ª rodada da Série B, o time de Renato Portaluppi já saberá se pode ou não subir ao término da antepenúltima rodada da competição. Para ter a chance do acesso já no domingo, os gremistas terão que torcer por três resultados paralelos além da vitória no Recife.
No sábado, 16h30min, terá que secar Sport e Criciúma. Os pernambucanos jogarão contra o Londrina, fora de casa. Eles ocupam a quinta posição na tabela, com 53 pontos, cinco a menos que o Grêmio. Já os catarinenses são sétimos, com um a menos. Eles duelarão contra o Vasco, em São Januário, que também briga por uma vaga na Série A.
Depois, também no sábado, mas mais tarde, 18h30min, o Tricolor terá de torcer contra o Sampaio Corrêa, que também atua fora de casa, mas contra o Ituano. Se essas três equipes não vencerem seus jogos e o Grêmio ganhar do Náutico no domingo, os gremistas poderão comemorar o acesso para a Série A. Assim, faltando seis pontos em disputa, o time gaúcho abriria sete pontos para o quinto colocado.
A combinação de jogos que garante o Grêmio
- Vencer o Náutico fora de casa
- Derrota ou empate do Sport (5º)
- Derrota ou empate do Sampaio Corrêa (6º)
- Derrota ou empate do Criciúma (7º)
A briga pelo acesso
- Cruzeiro - 72 pontos (garantido)
- Grêmio - 58 pontos
- Bahia - 57 pontos
- Vasco - 56 pontos
- Sport - 53 pontos
- Sampaio Corrêa - 52 pontos
- Criciúma - 52 pontos