O domingo poderia acabar da pior maneira para o Grêmio. A equipe gaúcha perdia para o Bahia até os 38 minutos do segundo tempo na Arena, mas o gol de Thiago Santos garantiu o empate em Porto Alegre e também manteve o Tricolor na segunda colocação na tabela de classificação da Série B do Brasileirão.
Se vencer o Náutico no próximo final de semana e contar com outros resultados paralelos, o time de Renato Portaluppi pode garantir o acesso à elite já no domingo (23), faltando duas rodadas para o término da Segunda Divisão. Após a partida, o treinador gaúcho reconheceu a importância do empate na tarde deste domingo (16) e analisou o confronto.
— O Grêmio começou dominante, teve as melhores situações, infelizmente a gente não teve tranquilidade para fazer o gol nos primeiros minutos. Criamos situações. O mais importante foi o gol de empate. Mais uma rodada que foi embora e não teve mudança na tabela, mantivemos os cinco pontos do Sport (quinto colocado). Queríamos a vitória, mas o mais importante foi o resultado final. Era um adversário complicado, no final a gente conseguiu o empate — analisou Renato.
O técnico também falou sobre a ansiedade dos jogadores durante a segunda etapa da partida. Apesar de fazer um primeiro tempo melhor que o Bahia, o Grêmio sofreu o gol nos minutos finais da etapa inicial e isso impactou na confiança do time para os 45 minutos finais.
— Mais calma que peço para eles (jogadores) é impossível. Eu peço muito isso para eles. A ansiedade está chegando para todos, para os atletas e para os torcedores. Procuramos corrigir os erros. Nos precipitamos em algumas jogadas, tomamos decisões erradas no último terço, isso irritou a torcida. Normal pela ansiedade de querer acertar e garantir o acesso.
O Tricolor enfrenta o Náutico no próximo domingo (23), às 16h, no Estádio dos Aflitos.