Sem apresentar evolução e com dois empates seguidos, o Grêmio adiou mais uma vez o retorno à Série A. Ainda que a vitória contra o Bahia não fosse definitiva para o objetivo, os três pontos deixariam o Grêmio em situação muito tranquila. Mas a vitória não veio. Como também não aconteceu em Londrina, no empate frustrante em 1 a 1. E elas não aconteceram porque o time não conseguiu melhorar após a chegada de Renato. Nos últimos 10 jogos — oito deles com o novo técnico, o Grêmio faz apenas a 10ª campanha entre todos os time da Série B. São 14 pontos em 30 disputados.
Sem conseguir vencer o Bahia na Arena, o Grêmio não depende apenas do resultado na próxima rodada para confirmar o acesso matemático à Série A. Além da vitória contra o Náutico nos Aflitos, o time tricolor precisa torcer para que Sport, Criciúma e Sampaio Corrêa não vençam seus jogos. Os três jogam no sábado, fora de casa contra Londrina, Vasco e Ituano, respectivamente.
Se um dos concorrentes vencer, por um capricho da matemática, o acesso gremista ainda não será confirmado. Depois, antes de entrar em campo contra o Tombense, precisará secar mais uma vez os adversários que outra vez jogarão antes do Grêmio na penúltima rodada (o horário dos jogos poderá ser alterado pelas vagas em disputa).