O técnico Renato Portaluppi tem um dilema para resolver no meio-campo do Grêmio. Com o avanço dos treinos desde sua chegada, na segunda-feira (5), o treinador terá de definir se utilizará Lucas Leiva, principal contratação do clube no ano, como titular, ou se irá deixá-lo como reserva contra o Vasco, domingo, na Arena, pela Série B.
O camisa 15, de trajetória na Europa por Liverpool e Lazio, ainda que tenha voltado ao clube com status de titular, foi reserva contra o Vila Nova. No treino de quarta (7), o volante, em trabalho em campo reduzido, atuou junto a Bitello e Thaciano, ambos prováveis titulares.
Apesar do posicionamento e formações não terem caráter definitivo, Lucas Leiva ficou um pouco mais recuado, com a dupla postada mais à frente. Em outra equipe, Villasanti, que foi colocado por Roger em março como primeiro volante, estava espelhado com o ex-Liverpool. Desta forma, a leitura é de que os dois disputam a função inicial do meio-campo.
Nesta sexta, o treinador deve comandar sessões coletivas com o esboço da equipe. Logo, a utilização de Lucas Leiva será conhecida internamente. Segundo cronograma da comissão técnica, os dois treinamentos terão a presença de imprensa apenas no aquecimento.
Desde o retorno a Porto Alegre, o volante disputou nove partidas. Foram seis jogos como titular e três saindo do banco de reservas.
No entanto, perdeu posição contra o Vila Nova, na última rodada, quando Renato já passou instruções sobre a escalação remotamente. Logo, num primeiro momento, a aposta é de que ele siga como alternativa.