Duas novidades nos primeiros treinamentos de Renato Portaluppi no Grêmio chamam atenção. Os jovens Pedro Clemente e Thomas Luciano completam as atividades do elenco principal no CT Luiz Carvalho. Ambos pertencem aos time de categorias inferiores.
Aos 20 anos, Thomas Luciano é lateral-direito e natural da Capital gaúcha. Ele faz parte das divisões inferiores desde os 7 anos. Em 2022, chegou a categoria que antecede os profissionais. Ele é agenciado pelo empresário Gilmar Veloz, considerado um dos principais empresários do país.
Internamente, o ala é considerado um atleta equilibrado, já que consegue dar suporte ofensivo com força e intensidade sem descuidar dos serviços defensivos. Tem como um ponto forte a bola aérea defensiva.
Thomas Luciano já foi experimentado também em outras posições. No time sub-14,em 2016, ganhou notoriedade por marcar um gol que ficou conhecido como “escorpião”. O vínculo atual tem duração até o final de 2023 e multa em 55 milhões de euros (R$ 285 milhões).
Seu contrato vai até 31 de dezembro de 2023. Este ano, ele disputou seis jogos pelos aspirantes e marcou um gol.
Pedro Clemente tem 19 anos e é natural de Taubaté, no interior de São Paulo. Ele está no Tricolor desde 2018. Em 2021, foi emprestado ao São Gabriel para ganhar experiência, onde marcou dois gols nos profissionais em oito partidas.
Tem 1,87m e é um típico centroavante. O cabeceio é apontado como principal virtude, apesar de conseguir jogar bem com os dois pés. Ele pertence ao time sub-20 e necessita de maturação maior visando futuro aproveitamento. O contrato do Tricolor com o atacante tem duração até 30 de setembro de 2023. Este ano marcou quatro gols em 15 jogos.
A tendência é que a dupla siga nas categorias inferiores. Ambos foram convocados para completar as atividades e não há perspectiva de aproveitamento imediato nas últimas rodadas da Série B.