O Grêmio está próximo de fechar o empréstimo de Darlan à Chapecoense. Diante da consulta do clube catarinense, realizada antes do empate na última terça-feira (26), o Tricolor poderia repassar o atleta de 24 anos que, no início da temporada, foi cedido ao Juventude, mas não tem sido utilizado em Caxias do Sul. O entrave de momento é o modelo da negociação.
— Cheguei em Chapecó, vim para o estádio, encontrei com o meu amigo Nei (Maidana), presidente da Chapecoense, que veio me pedir jogador. Sondagem. Agora, efetivamente, quem tu quer e quanto vai pagar? Negócio. "Ah, tem um jogador que está emprestado". Tudo bem, se o jogador sair de lá... Se nós já emprestamos, é sinal de que a gente não quer. Então, pode buscar. E aí, como fica? A responsabilidade é tua, arca com o salário do jogador — revelou o vice-presidente de futebol Denis Abrahão em entrevista coletiva na Arena Condá, sem citar o nome do atleta.
Conforme apurou GZH, em um primeiro momento, a intenção do clube catarinense era arcar com apenas parte dos salários de Darlan, o que não foi aceito. A partir de então, a proposta é abater os salários de um valor que o Grêmio teria de pagar no final do ano, pelo empréstimo do volante Bernardo Zortéa, que atua no time sub-15.
O jovem, revelado na base da Chapecoense, foi trazido para Eldorado do Sul ainda em fevereiro. Inicialmente, ficou acertado que o Tricolor receberia 10% dos direitos econômicos como vitrine, mas compraria mais 50% ao final do ano por R$ 2 milhões. Parte desta verba seria abatida pelo pagamento dos salários do lateral-esquerdo Guilherme Guedes, também emprestado ao time do oeste de Santa Catarina. Agora, o objetivo é repetir o modelo com Darlan. Ou seja, arcar com os salários, mas abater da quantia a ser recebida.
Enquanto os dirigentes mantêm a negociação, o volante gremista já foi até mesmo afastado dos treinamentos no Juventude. Com a camisa alviverde, ele disputou 14 jogos, sendo titular apenas na primeira rodada do Brasileirão e ingressando somente em mais quatro partidas do campeonato nacional.