A comissão técnica pretende do Grêmio pretende manter a formação tática da última temporada nos primeiros confrontos de 2022. A pré-temporada segue em Eldorado do Sul, no CFT Hélio Dourado, visando às competições deste ano. Há uma semana os jogadores realizam trabalhos com bola sob as orientações de Vagner Mancini.
Os atletas têm feito praticamente apenas cargas físicas nos primeiros dias de trabalho, mas algumas movimentações incluíram escalações. De acordo com os dirigentes, a formação será colocada em prática até o começo da próxima semana para esboço do primeiro time.
Até o momento, nas conversas para montagem do elenco, a única informação repassada é que os conceitos do profissional devem ser reforçados — ou seja, a ideia é manter a formação usada no fim de 2021. A visão interna é de que houve pouco tempo entre outubro e dezembro do ano passado para implementar o estilo.
Desta forma, o 4-2-3-1 seguirá como o esquema tático prioritário do Tricolor. A base vem sendo utilizada desde a temporada de 2014 e passou por Enderson Moreira, Roger Machado e Renato Portaluppi. Em algumas ocasiões, estes e outros treinadores chegaram a modificar o desenho, mas a preferência era regularmente pelo sistema com um atacante.
Os treinamentos contam com atividades que visam a facilitar a transição rápida e a marcação alta . A ideia é aproveitar enquanto a equipe de transição abre o Gauchão para que o grupo principal evolua nos conceitos do técnico. O time titular do Grêmio deve ingressar no Estadual no começo de fevereiro, entre a terceira e quarta rodada da disputa.