Quinta-feira (9), na última rodada do Brasileirão, o Grêmio tem quatro adversários. O Atlético-MG (oponente das 21h30min na Arena), Juventude, Bahia e a probabilidade matemática. Apesar de chegar com chance de evitar a terceira queda para Série B, o Tricolor precisa de uma combinação de resultados pouco provável.
Levando em conta as três partidas que interessam, existem 27 combinações de resultados possíveis. Somente uma se encaixa nos interesses do Grêmio. Apenas uma vitória do time de Vagner Mancini aliada a derrotas do Juventude para o Corinthians e do Bahia para o Fortaleza salvam o clube gaúcho. Em um outro ângulo de análise, somente 3,7% dos resultados possíveis livram o Tricolor de terminar o campeonato fora do Z-4.
Mesmo que vença o Atlético-MG no jogo da Arena, as chances de ser rebaixado seguem elevadas. Se somar os três pontos, o Grêmio ainda tem 91,3% de probabilidade de disputar a Segunda Divisão no ano que vem. Somando os três pontos diante do Galo, o Tricolor depende de uma combinação de resultados em nove possíveis nas partidas de Juventude e Bahia, o equivalente a 11,1% das combinações possíveis.
Por toda a complexidade, o Departamento de Matemática da UFMG indica uma probabilidade de 97,5% de queda para o Grêmio. O Bahia tem 51,8%. Derrotado pelo São Paulo na segunda-feira (6), o Juventude viu as chances saltarem para 48,1%. Fora do alcance do Grêmio, o Cuiabá ainda tem um índice de 2,7% de chance de voltar à Série B.
Quinta-feira (9/12)
- 21h30min: Grêmio x Atlético-MG
- 21h30min: Juventude x Corinthians
- 21h30min: Fortaleza x Bahia
Chance de queda*
- Grêmio: 97,5%
- Bahia: 51,8%
- Cuiabá: 2,7%
- Juventude: 48,1%
*De acordo com a UFMG