O Grêmio já anunciou que vai fazer reformulações no elenco para a disputa da temporada de 2022. Um dos setores mais afetados será a lateral direita. Com a saída de Vanderson, que está de malas prontas para atuar no Brentford-ING, o clube já traçou um planejamento para repor peças na função.
O caso de Rafinha ainda está em aberto. A tendência é de que o lateral de 36 anos permaneça no clube para dar mais experiência ao longo da Segunda Divisão. Nos próximos dias, o Departamento de Futebol deve definir pela permanência ou saída do atleta.
Uma das peças que volta de empréstimo para reforçar o plantel é Felipe Albuquerque. O atleta de 22 anos foi emprestado para a Ponte Preta para ganhar rodagem e experiência. A ideia da comissão técnica é observar o jogador para uma nova avaliação.
O clube terá de ir ao mercado buscar opções para a função. A ideia do Departamento de Futebol é definir a grande parte das contratações, incluindo as laterais, até o dia 25 de dezembro. A reapresentação do elenco está marcada para 10 de janeiro, quando o clube pretende iniciar a pré-temporada, que deve ser realizada em Porto Alegre.
Uma incógnita neste cenário é Leonardo Gomes. Após mais de 700 dias afastado por lesões e cirurgias, o lateral voltou a em setembro com o grupo de transição e chegou a ficar no banco de reservas em jogos da equipe profissional. Com contrato até o fim de 2022 e com pouco mercado pelo tempo fora dos gramados, o ala só será aproveitado se conseguir ter condições físicas para a disputa das competições.