O Grêmio está muito perto de negociar o lateral-direito Vanderson com o futebol inglês. O clube aceitou uma proposta de 11 milhões de euros (R$ 70 milhões) do Brentford-ING pelo jogador, e a transação depende apenas de um acordo entre os britânicos e o atleta para ser concretizada. Com 70% do vínculo do jogador, o Tricolor receberia cerca R$ 49 milhões por esta negociação.
Os valores foram oferecidos ao Tricolor por um representante autorizado pelo clube inglês e prontamente agradaram à direção gremista. A quantia ainda pode aumentar por conta das cláusulas de produtividade que serão estabelecidas no contrato do jogador com a nova equipe.
O papel timbrado assinado pelo Brentford ainda não chegou ao presidente Romildo Bolzan Júnior, mas esta etapa só ocorrerá após a conclusão das tratativas. Para o negócio ser fechado, falta apenas Vanderson acertar salários com o clube britânico, que já monitora o lateral desde o ano passado.
Natural de Rondonópolis-MT, Vanderson foi revelado no próprio Grêmio e assumiu a titularidade na reta final da temporada 2020, ainda sob o comando de Renato Portaluppi. Em 2021, porém, o jogador perdeu espaço com a chegada de Rafinha.
Ainda que seja considerado um jogador de qualidade, com potencial para chegar à Seleção Brasileira, a direção considera importante negociar o lateral em função da queda de receitas esperada para 2022 em virtude do rebaixamento à Série B.